Questões de Engenharia de Telecomunicações da CESGRANRIO

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia de Telecomunicações da CESGRANRIO

Deseja-se estabelecer um enlace Wi-Fi, na frequência de 2,4 GHz, entre duas localidades, afastadas por 800 m. Esse enlace irá atravessar uma região da cidade, cujo gabarito para os prédios permite uma altura máxima de 10 m. Sabe-se que, para um enlace ser considerado em visibilidade, é necessário que um determinado percentual de uma das zonas de Fresnel esteja livre de obstáculos. Para esse enlace, a Terra pode ser considerada plana.
Considerando-se que as antenas ficarão a mesma altura, qual deve ser a altura mínima, em m, para que esse enlace possa ser considerado em visibilidade?
Dado Raio da n-ésima Zona de Fresnel (rn): rn = ?n?d1d2/d, onde ? é o comprimento de onda, d é a distância do enlace e d1 e d2 são as distâncias do obstáculo para cada um dos transceptores do enlace.

Os switches com suporte a VLANs seguem um padrão IEEE 802.1, sendo que a configuração das portas do switch deve seguir o modo de operação da VLAN, conforme a seguir.
I - TRUNK (tagged) - cada quadro transmitido ou recebido por essa porta deve conter o número da VLAN a que pertence. Esse modo é usado, normalmente, em portas que interligam switches.
II - ACESS (untagged) - quadros que entram e saem pela porta não possuem informação sobre a VLAN a que pertencem. Usado, normalmente, para conectar computadores e servidores a switches.
Nesse contexto, qual é o padrão IEEE?

Entre os desafios de um administrador de redes está o conhecimento dos protocolos da arquitetura TCP/IP, de modo a bem gerenciar o funcionamento da rede sob sua responsabilidade.
Nesse sentido, o protocolo OSPF tem por característica

Em resposta às necessidades que surgiram com a popularização da Internet e a diversificação de seus serviços, o MPLS (MultiProtocol Label Switching) surgiu como uma tecnologia de encaminhamento de pacotes, baseada em rótulos. A RFC 2702 (Requirements for Traffic Engineering over MPLS) descreve a funcionalidade básica de Traffic Engineering (TE) em um sistema autônomo de roteamento, com enfoque em sua utilização em redes MPLS-TE. A aplicação de TE em MPLS concretizou-se pela definição, de início, do plano de controle do MPLS-TE, que consiste basicamente em um protocolo de roteamento IGP, suportando constraining routing e source routing, e de um protocolo de sinalização compatível com esse roteamento.
O roteamento e a sinalização no MPLS-TE são funções, respectivamente, dos protocolos:

Uma das formas mais fundamentais de se dimensionar um enlace via rádio é através da atenuação no espaço livre. Um enlace ponto a ponto, com linha de visada completamente livre, deve ser estabelecido na frequência de 3,2 GHz. A distância entre os dois pontos do enlace é de 1 km e dispõe-se de duas antenas direcionais com ganho máximo de 15 dBi cada. Sabendo-se que a sensibilidade do receptor é de -80,44 dBm, qual deve ser a potência, em dBm, mínima transmitida, para que haja comunicação?
Dado log(2) = 0,3

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis