Questões de Engenharia de Telecomunicações da CESGRANRIO

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia de Telecomunicações da CESGRANRIO

A Figura abaixo ilustra uma medida, em um cabo de fibra óptica, com um OTDR. Esse cabo é vendido em rolos de 2,5 km de comprimento e foi usado por uma empresa, para transmitir um sinal da matriz até uma filial, a 22 km de distância.
Imagem associada para resolução da questão
Sabe-se que cada emenda nesse cabo apresenta uma perda de 0,25 dB e que, em cada extremidade do enlace (matriz e filial), deve ser adicionado um conector, que possui 1 dB de perda (já incluindo as perdas no processo de conectorização). O receptor é um diodo PIN, cuja sensibilidade de -25 dBm garante a relação sinal-ruído (SNR) desejada.
Sabendo-se disso, qual a potência mínima do transmissor desse sistema, em dBm, para que o enlace de comunicação óptica seja estabelecido?

A Figura abaixo ilustra a propagação da luz, pela Teoria de Raios, em três tipos de fibras ópticas diferentes, numeradas de I a III.
Imagem associada para resolução da questão
Na Figura, pode-se observar os raios de luz sendo propagados pelo núcleo e refletidos ou não na interface do núcleo com a casca.
Sabendo-se disso, identificam-se em I, II e III, respectivamente, as seguintes fibras ópticas:

A Figura abaixo ilustra o diagrama de blocos de uma conversão A/D para a transmissão digital, em banda básica, de um sinal analógico. 
Imagem associada para resolução da questão
Considerando-se que o codificador de fonte emprega um número fixo de bits para representar cada um dos 64 níveis de quantização, qual a taxa de bits mínima, em kbps, gerada ao final do processo de conversão analógico digital?

As antenas omnidirecionais são comumente usadas em comunicações ponto-área, por não necessitarem de apontamento em um determinado plano. Um dos parâmetros típicos das antenas é a diretividade, que é uma medida comparativa em relação a um radiador isotrópico, podendo ser apresentada como grandeza adimensional ou em dBi. Em relação à diretividade máxima (Dmáx) das antenas omnidirecionais, verifica-se que

Os diferentes padrões do grupo IEEE 802.11 (a, b, g, n, ac e ax) apresentam diferenças em suas especificações para as redes Wi-Fi, particularmente em relação aos seus esquemas de modulação e codificação que, algumas vezes, são chamados de MCS (Modulation and Coding Scheme). A Figura abaixo ilustra uma medida feita, em analisador de espectro, de um sinal codificado e modulado, segundo o padrão IEEE 802.11b. Pode-se observar que a frequência central do canal é 2,412 GHz, com uma potência média em torno de -50 dBm.
Imagem associada para resolução da questão
Sabendo-se disso, em relação ao sinal medido no padrão IEEE 802.11b, verifica-se que é uma modulação/codificação do tipo

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis