Questões de Engenharia de Telecomunicações

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia de Telecomunicações

Nos sistemas de comunicação, dois ou ma is usuários freqüentemente devem compartilhar o mesmo cana l ou meio de transmissão. Para que esse compartilhamento seja bem sucedido, é necessário o uso de técnicas de multiplexaç ão ou de múltiplo acesso que façam a combinação dos sinais ou dados provenientes dos diversos usuários, de maneira que eles possam ser separados, posteriormente, no receptor e encaminhados a seus respectivos destinatários . A respeito dessas técnicas, julgue os itens que se seguem. Na prática, uma diferença entre os esquemas TDM (time-division multiplexing) e TDMA ( t ime -division multiple access) é o fato de o TDMA requerer um período de guarda entre as janelas de tempo (time s lots) dos usuários para reduzir a interferência entre eles . Por esse motivo, a capacidade do TDMA tende a ser menor que a do TDM, quando ambos utilizam canais com a mesma largura de banda.

Nos sistemas de comunicação, dois ou ma is usuários freqüentemente devem compartilhar o mesmo cana l ou meio de transmissão. Para que esse compartilhamento seja bem sucedido, é necessário o uso de técnicas de multiplexaç ão ou de múltiplo acesso que façam a combinação dos sinais ou dados provenientes dos diversos usuários, de maneira que eles possam ser separados, posteriormente, no receptor e encaminhados a seus respectivos destinatários . A respeito dessas técnicas, julgue os itens que se seguem. ATM (asynchronous transfer mode) e SDH (synchronous digital hierarchy) são esquemas de multiplexação TDM de banda larga. A técnica ATM re a liza multiplexação TDM estatística (ou assíncrona), enquanto a técnica SDH realiza multiplexação TDM determinística (ou síncrona).

As redes determinísticas tive ram e, em determinada medida, continuam a ter um importante papel na digitalização das redes de comunicação. Acerca das redes determinísticas e das técnicas e dos padrões a elas associados, julgue os itens a seguir. O padrão CCITT para a hierarquia de multiplexação por divisão no tempo, com base na técnica PCM (pulse code modulation) e começando pela taxa de 2,048 Mbps, determina que, nos níveis superiores da hierarquia, a multiplexação seja feita por meio do agrupamento de quatro fluxos em um único fluxo a cada nível.

As redes determinísticas tive ram e, em determinada medida, continuam a ter um importante papel na digitalização das redes de comunicação. Acerca das redes determinísticas e das técnicas e dos padrões a elas associados, julgue os itens a seguir. A hierarquia SDH (synchronous digital hierarchy) utiliza modo de transferência com base em extensão do quadro T1, o que permite a implanta ç ão de funcionalidade de multiplexação de quadros T1, mas é incompatível com a multiplexação de quadros E1.

Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética relativa a sistemas de telefonia móvel celular, seguida de uma assertiva a ser julgada. Uma empresa verificou que a área de cobertura de diversas ERBs no downlink era superior à á re a de cobertura no uplink. Esse problema causou um aumento de drop call do sistema. Nessa situação, o uso de amplificador de baixo ruído na entrada do sistema de recepção, instalado junto à antena no topo de cada ERB que apresentou problema, poderia permitir a equalização da área de cobertura do uplink e do downlink.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis