Questões de Engenharia de Telecomunicações

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia de Telecomunicações

A figura I a c ima ilustra os principais satélites geoestacionários da operadora Eutelsat. Entre esses satélites, encontra-se o Hot Bird 3, localizado no ponto sub-satélite de 13º leste e ilustrado na figura II. A partir dessas informações, julgue os itens seguintes.

A ilustração na figura II permite concluir que o sistema de estabilização do satélite Hot Bird 3 é do tipo dual spin.

Considerando B = 28 MHz, (equivalente a 74,5 dBHz), então a relação entre a potência da portadora modulada na entrada do demodulador e a potência do ruído medida na banda B, levando-se em conside ração todo o processo de transmissão — uplink e downlink —, é inferior a 22 dB.

Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética relativa a sistemas de telefonia móvel celular, seguida de uma assertiva a ser julgada. Uma operadora de telefonia celular, que ope ra com a tecnologia IS-136, verificou aumento do nível de interferênc ia co-canal em seu sistema, devido à introdução de nova s estações de rádio-base (ERB). O sistema operava com fator de reúso igual a 7 e com células não-setorizadas. Na introdução dessas novas estações, não foi respeitado o fator de reúso original do sistema. Nessa situação, o aumento do nível de interferência acarreta, além da degradação da BER (bit error rate) do sinal dos usuários nas células afetadas, a diminuição da área efetivamente coberta por cada ERB, o que pode levar o sistema a um grau de serviço maior que o original. A divisão das células e a setorização são técnicas que podem ser utilizadas para se tentar resolver o problema.

Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética relativa a sistemas de telefonia móvel celular, seguida de uma assertiva a ser julgada. Uma empresa projetou um sistema celular e determinou o tamanho das células pelas necessidades de tráfego e pelo tamanho da área a ser atendida pelo sistema. Após essa etapa, a empresa definiu os equipamentos transmissores em função da área de cobertura de cada c é lula e utilizou para o estudo da propagação unicamente o modelo de Okumura-Hata. Depois de implantar o sis tema, a empresa verificou problemas de degradação da BER, principalmente em determinadas regiões nas proximidades das bordas das células. A empresa constatou que o problema não decorria dos equipamentos do sistema. Nessa situação, a degradação da BER está relacionada, entre outros fatores, à existência de variabilidade do ambiente celular, que deve ser considerada no projeto do sistema para que s e defina corretamente a área coberta por uma ERB.

Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética relativa a sistemas de telefonia móvel celular, seguida de uma assertiva a ser julgada. Um sistema c e lular utiliza o padrão IS-136 e a empresa que opera esse sistema deseja substitui-lo por um sis tema GSM. Ao analisar o processo de substituição, a equipe de engenheiros verificou que, para cada canal GSM de 200 kHz de banda, que permite alocar até 8 usuários em modo TDMA, a empresa deveria retirar 7 canais IS-136 de 30 kHz cada, que permite alocar até trê s usuários em modo TDMA. Fazendo as contas, verificou-se que seriam re tirados 21 canais IS-136 e seriam colocados 8 canais GSM. Nessa s ituação, a partir da análise da equipe de engenheiros da empresa, é correto concluir que a tecnologia IS-136 permite capacidade de sistema muito maior que a obtida pela tecnologia GSM. Porém, esta, por disponibilizar canais de maior largura de banda, permite a oferta de determinados serviços de terceira geração que aquela não suporta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis