Questões sobre Técnicas de Pesca

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Técnicas de Pesca

#Questão 1081391 - Engenharia de Pesca, Técnicas de Pesca, CESPE / CEBRASPE, 2025, EMBRAPA, Analista - Área: Ciência Agrárias - Subárea: Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca

Julgue o item a seguir, relativo a metodologias de transferência de tecnologias. 


No Brasil, participam do processo de transferência de tecnologia na aquicultura, por meio de capacitação e suporte técnico, os órgãos estaduais de assistência técnica oficial, as paraestatais do Sistema S e as universidades. 

#Questão 1081392 - Engenharia de Pesca, Técnicas de Pesca, CESPE / CEBRASPE, 2025, EMBRAPA, Analista - Área: Ciência Agrárias - Subárea: Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca

Julgue o item a seguir, relativo a metodologias de transferência de tecnologias. 


As metodologias de transferência de tecnologia na aquicultura, como assistência técnica, capacitações e parcerias, são direcionadas prioritariamente aos pequenos produtores; os grandes, que já dominam as inovações tecnológicas, prescindem dessas ações. 

#Questão 1099569 - Engenharia de Pesca, Técnicas de Pesca, FUNDATEC, 2025, IF-AM, Técnico de Laboratório - Área Recursos Pesqueiros

É um tipo de rede disposta verticalmente e fica ao fundo, por meio de âncoras (poitas), sendo sinalizadas por boias na superfície. O tamanho de suas malhas varia em função das espécies a serem capturadas. É uma rede que funciona de forma passiva, pois a captura ocorre pela retenção dos peixes na malha da rede, também denominada de rede de espera. A rede tem formato retangular e se estende ao mar nos pontos de passagem de cardumes. Estas redes são muito utilizadas na costa brasileira para a captura de espécies demersais costeiras, sendo seletivas quando projetadas na captura para um determinado tamanho de peixe. As principais espécies capturadas são a pescadinha-real, pescada-foguete, corvina, bagre, entre outros. O trecho descreve qual tipo de rede de pesca?

#Questão 1099582 - Engenharia de Pesca, Técnicas de Pesca, FUNDATEC, 2025, IF-AM, Técnico de Laboratório - Área Recursos Pesqueiros

No contexto das práticas pesqueiras, as artes de pesca podem ser classificadas de acordo com sua forma de operação. Algumas dependem da movimentação ativa dos pescadores ou das embarcações para capturar os organismos, enquanto outras permanecem estáticas, capturando os organismos que entram em contato com o equipamento. Com base nessa classificação, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os tipos de artes de pesca aos seus respectivos exemplos.

Coluna 1
1. Artes passivas.
2. Artes ativas.

Coluna 2

( ) Espinhel.
( ) Tarrafa.
( ) Munzuá, covo e curral.
( ) Arrasto com rede de popa.
( ) Dragas.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

A qualidade do pescado não depende somente da forma de conservação do pescado quando este já se encontra disponível para o consumo, mas, sim, desde seu manejo até o abate. Os procedimentos que antecedem o abate são os que mais afetam diretamente na vida de prateleira do produto, seja pela despesca, jejum, transporte ou insensibilização realizada de forma incorreta. Sobre o pré-abate do pescado, assinale a alternativa correta. 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis