Questões de Engenharia Civil da UPE / UPENET / IAUPE

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Um aspecto de significativa importância e que tem fundamental impacto sobre a segurança de todo o sistema de tráfego é o tempo de reação. O tempo de reação pode ser determinado pelo tempo decorrido entre a ocorrência do estímulo e a materialização da reação do usuário. Este tempo de reação pode ser decomposto nas seguintes parcelas:

A eficiência do sistema viário urbano pode ser substancialmente melhorada através de uma adequada operação de suas interseções semaforizadas. Para executar essa tarefa, existem muitos métodos disponíveis. Sobre esses métodos, pode-se afirmar que

I. muitos dos métodos de programação semafórica buscam otimizar uma determinada função objetiva, o qual pode ser: desobstrução do cruzamento, maximização da capacidade, minimização da saturação, minimização do atraso médio por veículo, minimização do número de paradas, minimização do consumo de combustível ou minimização do tempo de viagem.

II. alguns métodos que tratam da obtenção de planos semafóricos para sistemas de interseções, operando em tempo fixo, responsabilizam-se pela obtenção de progressão em artérias, utilizando o critério de maximização da banda de passagem, como, por exemplo, o MAXBAN e o PASSER IV.

III. o programa TRANSYT é um dos programas que trata das interseções semaforizadas em área, formando uma rede, sendo bastante utilizado na produção de planos semafóricos para conjunto de semáforos operados por sistemas de Controle de Tráfego por Área (CTA).

Assinale a opção correta.

Um dos modelos mais simples utilizados para estabelecer e estimar relações entre o número (ou taxa de acidentes) a causa de acidentes de trânsito é o modelo de regressão linear. Considerando a equação de regressão múltipla y = a +b1x1 + b2x2+ b3x3+ b4x4+ b5x5, podemos afirmar que

No modelo de velocidade-concentração, proposto por Greenshields, a relação entre velocidade e concentração é

Quanto às regras que regulam a circulação de veículos e à ordem de prevalência das sinalizações, pode-se afirmar que

I. os veículos destinados à fiscalização e operação de trânsito, além de prioridade de trânsito, gozam de livre circulação, estacionamento e parada, quando em serviço de urgência, mesmo quando o alarme sonoro não estiver acionado.

II. se um agente de trânsito ordenar aos condutores dos veículos parados em frente a um semáforo com sinal vermelho que desconsiderem a indicação do semáforo e sigam adiante, esses condutores deverão obedecer a esse comando, porque a ordem de um agente de trânsito prevalece sobre a sinalização da via.

III. se dois veículos estiverem prestes a se cruzarem em uma rotatória não-sinalizada, localizada em uma via urbana, a preferência de passagem será do veículo que estiver circulando pela rotatória.

Assinale a opção correta.

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