Questões de Engenharia Civil da FUNDATEC

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Listagem de Questões de Engenharia Civil da FUNDATEC

#Questão 1099741 - Engenharia Civil, Geotecnia, FUNDATEC, 2025, IF-AM, Técnico de Laboratório - Área Construção Civil

O empolamento do solo é um fenômeno relevante em obras de terraplenagem e movimentação de terras, pois o volume do material pode aumentar após a escavação devido à sua estrutura e ao teor de umidade. Em um determinado projeto, a escavação prevista é de 100 m³, e a taxa de empolamento do solo é de 25%. Sabendo que cada caminhão utilizado no transporte comporta 5 m³, assinale a alternativa que apresenta a quantidade mínima de caminhões necessária para transportar todo o solo escavado.

#Questão 1099742 - Engenharia Civil, Geotecnia, FUNDATEC, 2025, IF-AM, Técnico de Laboratório - Área Construção Civil

Um ensaio de caracterização de um solo foi realizado conforme a norma ABNT NBR 6459:2017, e os seguintes valores foram obtidos:

• Limite de liquidez (LL) = 55%.
• Limite de plasticidade (LP) = 25%.

Com base nesses dados, calcule o índice de plasticidade (IP) e assinale a alternativa correta.

#Questão 1099743 - Engenharia Civil, Geotecnia, FUNDATEC, 2025, IF-AM, Técnico de Laboratório - Área Construção Civil

De acordo com a norma ABNT NBR 6457:2024, que aborda a preparação de amostras para ensaios de compactação, caracterização e determinação do teor de umidade, um ensaio de determinação do teor de umidade foi realizado em uma amostra de solo. Inicialmente, a amostra úmida pesava 500 g. Após a secagem em estufa a 110 °C, a massa do solo seco foi de 450 g. Com base nesses dados, assinale a alternativa que apresenta o teor de umidade da amostra.

#Questão 1099744 - Engenharia Civil, Geotecnia, FUNDATEC, 2025, IF-AM, Técnico de Laboratório - Área Construção Civil

Uma amostra de solo seco com massa total de 6.000 g foi submetida a uma análise granulométrica. Após o peneiramento, verificou-se que a massa acumulada de material retido na peneira de 9,5 mm foi de 2.400 g. Com base na norma ABNT NBR 7181:2025 assinale a alternativa que apresenta a porcentagem de material que passou por essa peneira. 

Uma via rural do município de Tangará da Serra tem largura de projeto em 12,00 metros, sendo composta por duas faixas de 6,00 metros. Devido às características do terreno natural, o projeto possui 2% de declividade constante da estaca 0 metros até a estaca 60 metros e abaulamento de pista de 2%, na totalidade do trecho. O projeto de estaqueamento delimita os bordos da via. Dessa forma, a diferença de nível da estaca 0 m até a estaca 60 m (valor modular) e a diferença de nível entre o eixo da via e a borda é, respectivamente:

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