Questões de Engenharia Civil da COMPERVE

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A construção de diques e molhes, em áreas portuárias, tem por objetivo garantir um grau de tranqüilização apropriado para

O cálculo das vazões demandadas pelas diversas partes constituintes de um sistema de abastecimento de água ou das contribuições de esgotos para dimensionamento das partes dos sistemas de esgotamento sanitário é feito em função de um conjunto de parâmetros, tais como, população (P) a ser abastecida, quota per capita (q), coeficientes de variações de consumo (k1, k2 e k3) e coeficiente de retorno (Cr). Os parâmetros k1, k2 e k3 são denominados, respectivamente, coeficientes de:

No gráfico abaixo, acha-se representada a Curva de Permanência ou de Persistência das vazões de um determinado curso d'água para um certo período de estudo. No eixo das abscissas, são dados os percentuais de tempo de permanência de vazão e, no eixo das ordenadas, as vazões em metros cúbicos por segundo.

 Analisando-se as potencialidades do referido curso d'água para fins de navegação, pode-se afirmar que, para navegar em condições de segurança, por período maior que 70% do tempo estudado, a vazão obtida a partir do gráfico é:

 

Na construção de molhes de defesa contra a ação de arrebentação das ondas marítimas, podem ser utilizados enrocamento de blocos naturais ou artificiais, cujos pesos, por unidade, podem ser calculados mediante a fórmula proposta pelos pesquisadores americanos Hudson e Jackson, ou seja:

 

Nessa equação,

Wr = peso específico dos blocos de enrocamento do molhe em ton/m³;

H = altura da onda em metros;

Kd = coeficiente de estabilidade do talude (adimensional);

Sr = densidade relativa do bloco em relação à água;

α = ângulo de inclinação do talude do enrocamento.

No caso da construção de um talude em mar aberto, com blocos naturais de rocha granítica, foram adotados os seguintes dados para efeito de projeto:

Neste caso, pode-se afirmar que o peso de cada bloco devrá ter, aproxidamente:

A construção de um molhe em mar aberto, em um terminal off-shore, tem por finalidade garantir condições de abrigo, carga e descarga das embarcações em condições de segurança contra a arrebentação das ondas e a ação das correntes marítimas. Para proteger esse terminal, o melhor arranjo (direção do eixo principal de um molhe, em seu trecho retilíneo) em relação ao trem de ondas que se propaga no local deve ter direção

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