Questões de Engenharia Civil da CESPE / CEBRASPE

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Listagem de Questões de Engenharia Civil da CESPE / CEBRASPE

Um engenheiro fiscal interrompeu a obra de execução de um aterro em razão de uma série de falhas de compactação, entre elas: o teor de umidade do solo, diferente do ideal; a inadequada espessura de camadas de compactação; e características do solo adotado fora do especificado.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens seguintes.

Alturas de camada de solo pouco espessas prejudicam a dissipação de energia dos rolos compactadores, por isso é recomendável adotar as camadas mais altas possíveis, cujo limitador é a altura de lançamento do caminhão de transporte de solo.

Com relação às características dos solos adotados em obras de terraplenagem, julgue os itens a seguir. A natureza e a composição da água presente no solo são alguns dos fatores que afetam a estrutura do solo.

Pretende-se construir um prédio comercial com oito pavimentos: quatro acima da superfície (recepção e três andares de salas e escritórios) e quatro no subsolo, onde funcionará um estacionamento rotativo. O prédio será construído em um terreno adjacente a um edifício que tem dez pavimentos e um subsolo, utilizado como garagem, e que possui fundações profundas do tipo tubulão. Foram realizadas sondagens a trado e a percussão, além dos ensaios SPT, em que se concluiu ser o solo no local argiloso, não tendo sido detectada a presença de lençol freático. Para a construção do prédio, na escavação, propõe-se que o terreno natural seja reforçado com barras de aço protegidas por argamassa em furos pré-abertos; a argamassa será injetada por gravidade, aderida à barra ao longo de todo o seu comprimento, e o grampo não será protendido, atuando passivamente.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens subsequentes.

A técnica de reforço proposta na situação hipotética é denominada de solo grampeado e tem a finalidade de introduzir resistência à tração e ao cisalhamento no maciço.

O diagrama de ocorrências apresentado na figura precedente mostra, esquematicamente, as ocorrências de materiais de um projeto hipotético de construção de uma nova rodovia federal, com extensão de 80 km e projetado número N = 5 × 107. Foram indicados no projeto executivo diversos empréstimos concentrados lateralmente na faixa de domínio da rodovia; três areais distintos, com DT menor que 10 km do eixo da rodovia; uma pedreira do lado esquerdo, a 9,30 km da estaca 425; a usina e o canteiro de obras posicionados na estaca 240, do lado esquerdo; e uma única jazida de cascalho, a 25,50 km do início do trecho, caracterizada com expansão de 1% e ISC = 75%. Quanto à drenagem de águas pluviais, o projeto em questão prevê, entre outras soluções, a instalação de drenos profundos em alguns pontos da rodovia.

Com base nas informações apresentadas, julgue os itens que se seguem.

Eventuais patologias no pavimento detectadas depois de finalizada a construção, na fase pericial, podem ser atribuídas a não realização de ensaios triaxiais com brita na caracterização da pedreira P-1, em desacordo com a norma estabelecida para dimensionamento de pavimentos asfálticos novos, o que configura uma possível causa do bombeamento de finos manifestada no CBUQ.

O diagrama de ocorrências apresentado na figura precedente mostra, esquematicamente, as ocorrências de materiais de um projeto hipotético de construção de uma nova rodovia federal, com extensão de 80 km e projetado número N = 5 × 107. Foram indicados no projeto executivo diversos empréstimos concentrados lateralmente na faixa de domínio da rodovia; três areais distintos, com DT menor que 10 km do eixo da rodovia; uma pedreira do lado esquerdo, a 9,30 km da estaca 425; a usina e o canteiro de obras posicionados na estaca 240, do lado esquerdo; e uma única jazida de cascalho, a 25,50 km do início do trecho, caracterizada com expansão de 1% e ISC = 75%. Quanto à drenagem de águas pluviais, o projeto em questão prevê, entre outras soluções, a instalação de drenos profundos em alguns pontos da rodovia.

Com base nas informações apresentadas, julgue os itens que se seguem.

O ensaio de compactação utilizado para a caracterização dos materiais de pavimentação é o de Proctor intermediário, correspondente a doze golpes com soquete padrão, para a verificação do ISC do material submetido a esse ensaio.

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