Questões de Engenharia Civil da CESGRANRIO

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia Civil da CESGRANRIO

Em uma obra localizada em região muito fria, sujeita a baixas temperaturas, está sendo executada a concretagem de uma laje de 800 m2. O engenheiro, conhecedor da ABNT NBR 14931 (Execução de estruturas de concreto – Procedimento), verificou a previsão do tempo para os dias seguintes à concretagem e percebeu que, mesmo baixas, as temperaturas não seriam motivo de suspensão do serviço.
Ainda obedecendo à referida norma, acompanhou a temperatura da massa de concreto no momento do lançamento, a qual, em o C, deve ser, no mínimo,

Segundo a ABNT NBR 8800 (Projeto de estruturas de aço e de estruturas mistas de aço e concreto de edifícios), “o tipo de análise estrutural pode ser classificado de acordo com considerações do material e dos efeitos dos deslocamentos da estrutura.” Quanto ao efeito dos deslocamentos, os esforços internos podem ser determinados, por exemplo, com base na geometria indeformada da estrutura.
Nesse caso, trata-se de análise linear ou teoria de

Considere como fator de empolamento ? a relação entre Vn e Vs, onde Vn é o volume do solo em seu estado natural, e Vs, o volume do solo solto (após ser escavado) e que ? <1. Para a execução de um aterro na região X, foi utilizado o solo extraído da região Y, totalizando 40 viagens de caminhões com 9 m3 de solo. Sabe-se que o fator de empolamento desse solo é 85% e que o corte realizado na jazida da região Y utilizou uma área de 200 m2, com altura de corte constante.
Para atender ao aterro, qual a profundidade, em metros, da área cortada?

Considere uma estrutura que utiliza concreto da classe de resistência do grupo I e com massa específica normal após secagem em estufa. De acordo com a norma ABNT NBR 6118 (Projeto de estruturas de concreto-Procedimento), pode-se considerar, para valor da massa específica do concreto armado, o valor da massa específica do concreto simples, acrescido de um valor, em kg/m3 , que varia entre

A ABNT NBR 16920-1 (Muros e taludes em solos reforçados - Parte 1: Solos reforçados em aterros) conceitua solo reforçado como sendo aquele que “se refere à aplicação de reforços resistentes à tração em maciços terrosos, de forma a se obter um compósito com melhores características mecânicas.” A inclusão de elementos de reforço no maciço confere aos muros e taludes em solo reforçado as condições de resistência interna e estabilidade geral necessárias, limitando os deslocamentos.
Segundo essa norma, podem ser utilizados como elementos de reforço elementos

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis