Listagem de Questões sobre Geral
Dentre as condições ideais, considerada, no Highway Capacity Manual – HCM no dimensionamento da capacidade de vias, é correto afirmar:
Em rodovias de múltiplas faixas não deve haver pontos de acesso direto ao longo da mesma; em rodovias de múltiplas faixas a largura da faixa deve ser igual a 3,60 m.
Em rodovias de múltiplas faixas pode haver pontos de acesso direto ao longo da mesma; em rodovias de múltiplas faixas a largura da faixa deve ser igual ou maior que 3,00 m.
Em rodovias de múltiplas faixas deve haver pontos de acesso direto ao longo da mesma; em rodovias de múltiplas faixas a largura da faixa deve ser igual a 3,30 m.
Em rodovias de múltiplas faixas pode haver pontos de acesso direto ao longo da mesma; em rodovias de múltiplas faixas a largura da faixa deve ser igual a 3,40 m.
Em rodovias de múltiplas faixas pode haver pontos de acesso direto ao longo da mesma; em rodovias de múltiplas faixas a largura da faixa deve ser igual a 3,20 m.
Usando o mesmo enunciado da questão anterior, é correto afirmar que o número de viagens no horário de pico, no sentido Leste-Oeste, será igual a:
8 viagens/h.
10 viagens/h.
15 viagens/h.
20 viagens/h.
22 viagens/h.
As contagens volumétricas de tráfego fornecem como produto principal:
Levantamento quantitativo e qualitativo dos veículos que passam pelo posto de pesquisa.
Informações sobre a origem e destino dos veículos.
Informações sobre o tipo de carga transportada pelos veículos.
Informações sobre o peso dos veículos que passam pela seção pesquisada.
As informações b, c e d estão corretas.
Ao compararem-se pavimentos rígidos, de concreto, com pavimentos flexíveis, de asfalto, desde que ambos sejam executados em solo com alta capacidade de suporte, é correto afirmar que:
Os pavimentos rígidos exigem maior investimento inicial que os flexíveis.
Os pavimentos flexíveis exigem investimento inicial maior que os rígidos.
Os pavimentos flexíveis têm vida útil maior que os rígidos.
Os pavimentos rígidos têm vida útil maior que os flexíveis.
As respostas a e d estão corretas.
Pesquisas de Origem-Destino feitas em 3 linhas de ônibus (v. figura) trouxeram os resultados apresentados nas tabelas a seguir, que resumem os embarques e desembarques de passageiros ocorridos em três trechos para cada linha. Pretende-se implantar uma linha tronco no trecho comum entre B-C. Admite-se a demanda do horário de pico como 10% da demanda diária, ocupação de projeto para o veículo de 68 passageiros e índice de renovação igual a 1. Com base nas informações fornecidas, a demanda de passageiros a ser atendida na linha tronco (sentido Oeste – Leste) no horário de pico será igual a:
6620 passageiros /h.
6690 passageiros /h.
710 passageiros /h.
669 passageiros /h.
662 passageiros /h.
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