Questões de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura

Com a mudança do Referencial Geodésico brasileiro, houve um impacto sobre o acervo das Cartas Topográficas do Mapeamento Sistemático disponíveis em meio analógico. Para produzir a folha SB-21 Z D no novo sistema (SIRGAS 2000), forneceram ao engenheiro cartógrafo um exemplar impresso no sistema SAD-69, uma mesa digitalizadora e um computador com uma versão atualizada do programa ArcGis. Os meios disponibilizados são:

Para iniciar um projeto temático, o engenheiro cartógrafo solicitou, para fins de compilação da base cartográfica necessária, uma folha da Carta Internacional do Mundo ao milionésimo e lhe entregaram o material relativo à folha SD-22 / Goiás. Sabendo-se que um dos dados que será representado possui as coordenadas 15° 22' SUL e 55° 33' OESTE, o engenheiro cartógrafo:

O engenheiro cartógrafo designado para assumir a elaboração de uma série de mapas temáticos em escala média, na fase de planejamento, optou por empregar a projeção cilíndrica de Cassini, que, apesar de não ser equivalente nem conforme, possui escala real no meridiano central e em linhas perpendiculares a este. Um subordinado contestou, com base no histórico do IBGE, e propôs que a produção desses documentos fosse feita na Projeção Policônica ou Conforme de Lambert.

Nesse caso, o subordinado está:

Chama-se anomalia da gravidade a diferença entre a gravidade real na superfície do geoide (g0) e a gravidade normal (g - teórica). Em sendo observada a gravidade na superfície da Terra (g) numa altitude (h), a expressão: Δg=g+0,3086h-g é denominada de

Na teoria do esferopotencial, um dos coeficientes J é muito importante, sendo cerca de mil vezes maior que os demais. Tal coeficiente é denominado de fator dinâmico de forma e é representado por

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis