Questões de Engenharia Ambiental da UFSC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia Ambiental da UFSC

No controle de perdas em sistemas de abastecimento de água, o uso de indicadores é fundamental para estabelecer comparativos e definir ações corretivas ou de otimização. Dentre os vários indicadores destaca-se o percentual de perdas. Sobre ele, considere as afirmativas abaixo, indicando se são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) O indicador percentual relaciona o volume total perdido (perdas reais + perdas aparentes) com o volume total fornecido ao sistema, sendo elaborado frequentemente com base em dados anuais.

( ) Esse indicador tem como principal vantagem a simplicidade e é adequado para comparação de performance entre sistemas diferentes.

( ) O índice de perdas fornecido por esse indicador, quando usado para comparar sistemas, será afetado por características específicas, como a predominância de grandes consumidores em um sistema em contrapartida a um padrão predominante de consumidores residenciais em outro.

( ) Mesmo quando aplicado ao longo de um período, em um mesmo sistema de abastecimento, apurações sistemáticas desse indicador não fornecerão dados úteis sobre a tendência ou a evolução das perdas na rede de distribuição.

( ) O consumo per capita não tem qualquer influência sobre o índice de perdas quando estimado pelo indicador em foco, numa comparação de sistemas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

A publicação do Relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU (IPCC), em 2014, reafirma a necessidade de se reverter o acelerado processo de mudanças climáticas em curso atualmente. Com relação à poluição atmosférica, problemática diretamente relacionada às alterações climáticas e que incita sérias modificações nos atuais padrões de desenvolvimento dos países, julgue as afirmativas a seguir, indicando se são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) Entre as fontes naturais de poluição atmosférica têm-se os vulcões, as descargas elétricas atmosféricas, o solo, a vegetação, as tempestades de areia, a eructação de animais e os oceanos. As principais fontes de poluição atmosférica ocasionadas por atividades humanas são resultantes do uso de veículos automotores, de processos industriais e da queima de combustíveis fósseis, vegetação ou resíduos.

( ) O ozônio presente na estratosfera possui a importante função de absorver a radiação ultravioleta para a manutenção de condições climáticas favoráveis à vida terrestre. Já o ozônio presente na troposfera se comporta como um poluente, podendo ocasionar irritações dos olhos e mucosas ou doenças respiratórias.

( ) Entre os problemas que se destacam na poluição atmosférica global e corroboram para as alterações climáticas cita-se o efeito estufa, fenômeno natural potencializado pela ação antropogênica, e as chuvas ácidas, decorrentes da poluição causada por queima de combustíveis fósseis.

( ) Um dos materiais particulados contaminantes de ambientes internos e que representa risco de sérios danos à saúde é o pó da fibra de amianto, que pode acarretar, aos que se submeterem a períodos prolongados de exposição a essa poluição, enfermidades como o câncer de pulmão.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

A qualidade das águas pode ser analisada por parâmetros que traduzem suas principais características físicas, químicas e biológicas. Em relação a esse tema, julgue as afirmações a seguir sobre a origem e a importância sanitária de tais parâmetros, indicando se são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) A característica química de dureza das águas corresponde à presença de sólidos dissolvidos compostos por minerais ou despejos industriais, podendo ocasionar redução da formação de espuma ou incrustação nas tubulações de água de abastecimento.

( ) As características físicas de cor e turbidez são devidas à presença tanto de sólidos dissolvidos quanto em suspensão, os quais estão presentes nas águas de corpos hídricos com partículas e matéria orgânica em decomposição.

( ) O fósforo presente nas águas tem origem natural na decomposição de matéria orgânica e dissolução do solo e origem antropogênica relacionada aos despejos domésticos, industriais e de fertilizantes. Em excesso, o fósforo de atividades antropogênicas pode levar à eutrofização de corpos d’água.

( ) O pH é um parâmetro físico que representa a concentração de íons hidrogênio, devido à presença de sólidos e gases dissolvidos. Valores baixos de pH apontam para a acidez da água, conferindo a característica de corrosão às tubulações de abastecimento público ou de impacto à biota dos corpos hídricos.

( ) A concentração de oxigênio dissolvido (OD) nas águas condiciona a sobrevivência de organismos aeróbios de corpos hídricos. A solubilidade do OD varia com a temperatura, mas não sofre interferência da altitude.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis