A publicação do Relatório do Painel Intergovernamental so...

A publicação do Relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU (IPCC), em 2014, reafirma a necessidade de se reverter o acelerado processo de mudanças climáticas em curso atualmente. Com relação à poluição atmosférica, problemática diretamente relacionada às alterações climáticas e que incita sérias modificações nos atuais padrões de desenvolvimento dos países, julgue as afirmativas a seguir, indicando se são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) Entre as fontes naturais de poluição atmosférica têm-se os vulcões, as descargas elétricas atmosféricas, o solo, a vegetação, as tempestades de areia, a eructação de animais e os oceanos. As principais fontes de poluição atmosférica ocasionadas por atividades humanas são resultantes do uso de veículos automotores, de processos industriais e da queima de combustíveis fósseis, vegetação ou resíduos.

( ) O ozônio presente na estratosfera possui a importante função de absorver a radiação ultravioleta para a manutenção de condições climáticas favoráveis à vida terrestre. Já o ozônio presente na troposfera se comporta como um poluente, podendo ocasionar irritações dos olhos e mucosas ou doenças respiratórias.

( ) Entre os problemas que se destacam na poluição atmosférica global e corroboram para as alterações climáticas cita-se o efeito estufa, fenômeno natural potencializado pela ação antropogênica, e as chuvas ácidas, decorrentes da poluição causada por queima de combustíveis fósseis.

( ) Um dos materiais particulados contaminantes de ambientes internos e que representa risco de sérios danos à saúde é o pó da fibra de amianto, que pode acarretar, aos que se submeterem a períodos prolongados de exposição a essa poluição, enfermidades como o câncer de pulmão.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis