Questões de Engenharia Ambiental do ano 2018

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia Ambiental do ano 2018

Nas edificações, a técnica de resfriamento passivo, que consiste principalmente em não permitir que a radiação solar direta penetre no ambiente durante as horas de maior aquecimento do dia, obtida, com base na geometria solar, por meio da vegetação ou de componentes da própria edificação, como pérgulas horizontais ou verticais, venezianas, brises externos e outros protetores solares, é denominada

Para a escolha dos materiais utilizados nas habitações, devem-se considerar as diferenças climáticas presentes no país. As características das paredes e da cobertura e os revestimentos usados no envoltório devem ser selecionados de acordo com as necessidades de cada zona bioclimática, visando-se atender a cada necessidade de conforto inerente ao clima do local onde se encontra o empreendimento. No que tange ao desempenho térmico das vedações, julgue os itens a seguir.

I A capacidade térmica (CT) de um componente como uma parede depende das propriedades térmicas dos materiais que o compõem, tais como a condutividade térmica, a resistência térmica, a espessura, o calor específico e a densidade.

II Temperaturas internas mais agradáveis podem ser obtidas por meio do uso de paredes (externas e(ou) internas) e de coberturas com menor massa térmica.

III Deve-se dar especial importância ao desempenho térmico da cobertura, pois, por meio dela, obtém-se o maior ganho térmico da edificação, por ser o componente que se encontra exposto à radiação solar de forma mais prolongada e constante.

IV Uma parede constituída de bloco cerâmico (9 cm × 9 cm × 24 cm), sem revestimento interno e externo, possui capacidade térmica maior que uma parede constituída de gesso interno de 2 cm, de bloco de concreto (14 cm × 19 cm × 39 cm), de argamassa externa de 2,5 cm e de pintura externa.

Estão certos apenas os itens

A produção do clínquer é uma atividade que apresenta grande emissão de gases de efeito estufa, devido tanto ao uso de combustíveis fósseis (especialmente o coque de petróleo, que domina o mercado brasileiro) quanto à decomposição de calcário. A substituição do clínquer por resíduos reativos hidraulicamente, como a escória granulada de alto-forno (um resíduo da siderurgia) e as cinzas volantes (resíduos da queima de carvão mineral em caldeiras de leito fluidizado), permite diminuir significativamente essas emissões. A utilização de pozolana artificial, produzida pela calcinação de argilominerais, também é vantajosa, já que as temperaturas de calcinação são inferiores às do clínquer e o material não contém calcário. Nesse contexto, os cimentos brasileiros que apresentam menor impacto ambiental são

Acerca das limitações e das potencialidades das técnicas de modelagem, julgue os itens a seguir.

I Existe um modelo que permite avaliar, por exemplo, o incremento de vazão resultante de precipitações pluviométricas em cada curso d’água de uma bacia hidrográfica, considerando-se as principais interferências inerentes ao ciclo hidrológico.

II O planejamento ambiental requer análise de custos e benefícios e deve privilegiar os benefícios, sendo dispensáveis avaliações econométricas.

III As redes neurais artificiais têm sido aplicadas com sucesso no estudo de problemas ambientais, permitindo a obtenção de soluções para problemas de padrão linear não afetados por incertezas.

IV A abordagem preditiva é comumente empregada na construção de modelos ambientais e pode representar tanto eventos ou fenômenos determinísticos quanto estocásticos.

Estão certos apenas os itens

O retorno do sítio degradado a uma forma de utilização, de acordo com um plano pré-estabelecido para o uso do solo, visando à obtenção de estabilidade do meio ambiente é denominado

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis