Questões sobre Meio Ambiente na Engenharia Ambiental e Sanitária

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Listagem de Questões sobre Meio Ambiente na Engenharia Ambiental e Sanitária

Os poluentes do ar podem ser classificados, quanto ao estado físico, em particulados e gases. Os particulados dividem-se em vapores, poeiras, fumaças, névoas e sprays.

O poluente do ar formado por um processo a alta temperatura de oxidação de metal volatizado, como em um forno elétrico a arco (tal como: ZnO, ZnFe2O4 , Fe2O3 , Cr2O3 e PbO), é um exemplo de

Um instrumento normalmente utilizado para o controle do total de materiais particulados suspensos (PTS) no ar é o amostrador de grande volume (Hi-Vol). Em uma área urbana, esse amostrador apresentou as seguintes medidas em um período de 24 horas:


• Filtro limpo pesou 20 g, submetido a uma vazão inicial de ar de 140 m3/h;

• Após às 24 h, o filtro sujo de particulado, submetido a uma vazão final de 60 m3/h, pesou 20,36 g.


Qual a concentração de particulados suspensos totais do ar, em µg / m3 ?

O controle de poluição das águas inclui processos classificados como destrutivos e de remoção.
Nesse sentido, associe as colunas a seguir:

Processo 
1. Destrutivo 2. De remoção
Tratamento
( ) coagulação ( ) floculação ( ) oxidação química ( ) troca iônica ( ) adsorção ( ) biodegradação

Assinale a opção que apresente a ordem correta, de cima para baixo.

De acordo com a Instrução Normativa (Ibama) 4, de 13/4/2011, o Projeto de Recuperação de Área Degradada (PRAD) deve

I. reunir informações, diagnósticos, levantamentos e estudos que permitam a avaliação da degradação ou alteração e a consequente definição de medidas adequadas à recuperação da área;
II. aplicar métodos e técnicas genéricos, de eficácia comprovada, sem considerar as peculiaridades de cada área;
III. propor medidas que assegurem a proteção das áreas degradadas ou alteradas de quaisquer fatores que possam dificultar ou impedir a implantação do empreendimento gerador dos impactos ambientais.

Está correto o que se afirma em

A crise ambiental e os riscos globais do século XXI, para além dos medos e angústias gerados na vida social, exigem dos governos e da sociedade civil ações concretas de enfrentamento para garantir a continuidade da vida na Terra.
As políticas públicas da educação no Brasil inseridas na Política Nacional de Educação Ambiental, em sintonia com os princípios do Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global, vêm levando em consideração uma educação ambiental

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