Questões de Engenharia Agronômica do ano 2006

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia Agronômica do ano 2006

Observando o disposto na Lei Federal 9.972, de 25 de maio de 2000, pode-se afirmar:

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

É inegável que a mecanização na agricultura permitiu, entre outras coisas: reduzir ao mínimo a penosidade na realização dos trabalhos agrícolas, que os métodos tradicionais impunham, aumentar de forma espetacular o rendimento do trabalho, as áreas das culturas e as conseqüentes produções. No entanto, não é lícito ignorar alguns aspectos negativos, também decorrentes da mecanização que, pela sua importância podem causar danos. Dentre esses podemos destacar:

I- A insuficiência ou mau estado das vias de comunicação, é considerado fator limitante à eficiência do trabalho das máquinas, pois as fracas intensidades de utilização anual tendem a provocar situações de acentuada submecanização sem reflexos nos custos das unidades de produção.

II- As estatísticas agrícolas têm evidenciado claramente que, na maior parte da nossa área agrícola, predomina a propriedade de pequena ou mesmo muito pequena dimensão, por vezes fortemente pulverizada em parcelas minúsculas, especialmente nas zonas de melhor aptidão. Em grande parte dos casos, esses produtores não têm acesso a essa tecnologia ou crédito para a aquisição dessas máquinas e equipamentos.

III- É também inegável que as questões de caráter ambiental relacionadas com a generalização do uso das máquinas agrícolas, provocam danos irreversíveis com especial destaque aos aspectos relacionados com o solo, como a erosão e a compactação, com a aplicação massiva de fertilizantes comprometendo o ecossistema dessas áreas.

O correto está em:

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

As fibras naturais, com destaque para a juta, a malva e o curauá, todas oriundas da Amazônia, vêm sendo utilizadas nas mais diversas aplicações. Destacam-se dentre seus usos:

I- Confecção de cordas para armar redes de dormir e cabos para manejo de animais.

II- Substituir a fibra de vidro no reforço de compósitos poliméricos.

III- Uso da toxina encontrada no soro da planta para produção de bactericidas.

IV- Produção de plásticos reforçados por meio do método de injeção.

Dos usos citados acima estão corretos:

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A análise química dos solos é feita, basicamente, para as seguintes finalidades:

I- Verificação da necessidade de aplicação de corretivos (calcário e gesso), permitindo cálculos precisos das doses a serem utilizadas.

II- Recomendação dos nutrientes e respectivas doses a serem aplicadas na adubação.

III- Determinação com precisão à classificação de solos em levantamentos técnicos pedológicos.

O correto está em:

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A Lei 7.802/89 estabelece o conceito de agrotóxicos: os produtos e os agentes de processos físicos, químicos ou biológicos, destinados ao uso nos setores de produção, no armazenamento e beneficiamento de produtos agrícolas, nas pastagens, na proteção de florestas, nativas ou implantadas, e de outros ecossistemas, e também de ambientes urbanos, hídricos e industriais cuja finalidade seja alterar a composição da flora ou da fauna, a fim de preservá-las da ação danosa de seres vivos considerados nocivos. Substâncias e produtos, empregados como desfolhantes, dessecantes, estimuladores e inibidores do crescimento. As responsabilidades administrativa, civil e penal, pelos danos causados à saúde das pessoas e ao meio ambiente, quando a produção, a comercialização, a utilização e o transporte não cumprirem o disposto nesta Lei, na sua regulamentação e nas legislações estaduais e municipais, cabem ao:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis