Questões de Engenharia Agronômica (Agronomia) da FUNDATEC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia Agronômica (Agronomia) da FUNDATEC

Referente ao receituário agronômico, analise as assertivas a seguir, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Deve conter um resumo das principais informações contidas na bula dos defensivos agrícolas que o produtor/aplicador fará em campo. 
( ) É atemporal, ou seja, pode ser preenchido em qualquer momento a partir da data da aquisição  dos defensivos agrícolas.
( ) Precisa estar vinculado a uma Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). 
( ) Deve conter a recomendação técnica de como usar o defensivo agrícola, estando nele sinalizado a dosagem indicada, o volume de calda, o tipo de ponta de aplicação, a necessidade de mistura ou não, entre outros aspectos técnicos que complementem as informações da bula.
( ) Pode ser assinado eletronicamente e, neste caso, deve ser expedida em duas vias, ficando uma com o usuário e a segunda com o estabelecimento que comercializou o produto.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

#Questão 1125172 - Engenharia Agronômica (Agronomia), Métodos de Controle de Pragas, FUNDATEC, 2025, IF Farroupilha - RS, Professor EBTT - Agronomia/Fitotecnia e defesa Fitossanitaria

O uso de controle biológico de insetos-praga tem crescido nos últimos anos, ampliando o arcabouço de ferramentas para manejo de pragas em campo. Uma dessas ferramentas é o uso de parasitoides. Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os tipos de parasitoides ao  seu respectivo modo de agir.

Coluna 1

1. Primário. 2. Ectoparasitoide. 3. Endoparasitoide. 4. Idiobionte. 5. Coinobionte. 

Coluna 2 
( ) Permite que o hospedeiro cresça após o parasitismo.   ( ) Desenvolve-se dentro do corpo do hospedeiro.   ( ) Desenvolve-se sobre hospedeiros não parasitados.  ( ) Mata seu hospedeiro antes da emergência e se desenvolvem em hospedeiros mortos ou parasitados. ( ) Desenvolve-se fora do corpo do hospedeiro.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

#Questão 1125173 - Engenharia Agronômica (Agronomia), Métodos de Controle de Pragas, FUNDATEC, 2025, IF Farroupilha - RS, Professor EBTT - Agronomia/Fitotecnia e defesa Fitossanitaria

O controle químico de pragas, doenças e plantas daninhas em nível e escala de campo é feito com mecanização específica a fim de otimizar os custos operacionais e a eficiência deles, bem como reduzir a contaminação ambiental. Referente ao destino das moléculas no ambiente, analise as assertivas a seguir:

I. As características dos coloides orgânicos e minerais no solo influem na capacidade de adsorção das moléculas, podendo ter efeito de reduzir a ação da molécula, mas também de atenuação e degradação dela no ambiente. 
II. A variação do pH do solo é uma importante ferramenta na atenuação de moléculas no ambiente, pois interfere na adsorção de herbicidas ionizáveis e na disponibilidade dos compostos às perdas por lixiviação.
III. Quanto menor o teor de argila e maior o teor de areia de um solo para um mesmo percentual de matéria orgânica, mais rapidamente os compostos químicos são mitigados no solo, pois aumenta a sua percolação para camadas mais profundas. 
IV. Uma das formas de redução no controle do alvo desejado tem sido a deriva vertical e horizontal. Ela também atua como uma importante forma de contaminação ambiental e humana.

Quais estão corretas?  

O conhecimento e entendimento da dinâmica da água nos sistemas de cultivo permitem reduzir os riscos de uma frustação de safra seja por excesso ou falta de água. Uma das ferramentas para esse entendimento é a determinação do BHC. Referente ao BHC, analise as assertivas abaixo:

I. A determinação do BHC para os diferentes cultivos tem como prerrogativa o fato de que a planta nem sempre cobre totalmente a superfície do solo e apresenta IAF variável com o estádio fenológico.
II. A obtenção da evapotranspiração da cultura leva em conta a determinação do coeficiente de cultura (Kc), ou seja, ETc = Kc x ETP.
III. A obtenção do coeficiente de cultura é uma função do IAF.
IV. O quociente entre a evapotranspiração real da cultura (ETr) e a evapotranspiração da cultura (ETc) permite inferir se há ou não déficit hídrico.

Quais estão corretas? 

#Questão 1125175 - Engenharia Agronômica (Agronomia), Fruticultura, FUNDATEC, 2025, IF Farroupilha - RS, Professor EBTT - Agronomia/Fitotecnia e defesa Fitossanitaria

A técnica de propagação vegetativa de plantas é muito utilizada em fruticultura e silvicultura. Referente à propagação vegetativa, analise as assertivas a seguir:

I. A técnica da mergulhia consiste em raspar e/ou dobrar um ramo da planta-mãe e enterrá-lo no solo, de modo a que a parte enterrada desenvolva raízes e, uma vez enraizada, possa separar-se da planta-mãe, obtendo-se assim uma planta independente.
II. Na propagação por estaquia, a idade e as condições fisiológicas da planta matriz, a época do ano, o tipo e a sanidade das estacas são fatores que definem o sucesso ou o fracasso do processo.
III. A temperatura é um dos principais fatores ambientais para o sucesso da propagação por borbulhia.
IV. Dentre as principais vantagens dessa técnica, destaca-se a manutenção das características da planta-mãe e a precocidade no início da produção.

Quais estão corretas? 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis