Questões de Engenharia Agronômica (Agronomia) do ano 2022

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia Agronômica (Agronomia) do ano 2022

#Questão 1008757 - Engenharia Agronômica (Agronomia), , UFMG, 2022, UFMG, 2022 - UFMG - Engenheiro - Agronomia

Os nutrientes são elementos essenciais para as plantas. De acordo com os critérios da essencialidade, um elemento é considerado nutriente quando participa de algum composto ou atua ativamente no metabolismo da planta, não podendo ser substituído por nenhum outro elemento e, na sua ausência, a planta não completa o seu ciclo de vida. Além disso, o elemento deve ter um efeito direto na vida da planta e não exercer apenas o papel de, com sua presença no meio, neutralizar efeitos físicos, químicos ou biológicos desfavoráveis para a planta (EPSTEIN, Emanuel; BLOOM, Arnold J. Nutrição mineral das plantas: princípios e perspectivas. Londrina: Planta, 2006. 401 página 46.).
De acordo com os critérios da essencialidade, independentemente da espécie vegetal, os seguintes elementos são considerados nutrientes de plantas:
I. Nitrogênio, fósforo e níquel. II. Zinco, molibdênio e silício. III. Potássio, cálcio e magnésio. IV. Ferro, selênio e cobalto.

É CORRETO o que se afirma em

#Questão 1008758 - Engenharia Agronômica (Agronomia), , UFMG, 2022, UFMG, 2022 - UFMG - Engenheiro - Agronomia

Nos agroecossistemas tradicionais, agroecológicos, predominam sistemas de cultivos complexos e diversificados que, entre outras consequências, permitem a formação de uma cobertura vegetal contínua do solo. A manutenção dessa cobertura vegetal poderá favorecer algumas pragas e doenças. Dessa forma, nesses agroecossistemas tradicionais, a convivência e/ou o controle com pragas e doenças podem ocorrer:
I. Pela formação de habitats para os inimigos naturais das pragas e doenças, bem como para hospedeiros alternativos, proporcionada pelo consórcio de distintas espécies vegetais.
II. Pela remoção e queima da cobertura vegetal do solo, formada pelos policultivos.
III. Pelo uso de insumos externos com ação de controle sobre as pragas e doenças.
IV. Pelo uso de plantas geneticamente modificadas (transgênicas), tolerantes ao ataque de pragas e doenças.

É CORRETO o que se afirma em 

#Questão 1008759 - Engenharia Agronômica (Agronomia), , UFMG, 2022, UFMG, 2022 - UFMG - Engenheiro - Agronomia

A mobilidade dos nutrientes no floema varia de elemento para elemento, sendo classificados desde altamente móveis até muito pouco móveis ou imóveis. Na diagnose visual, a mobilidade dos nutrientes no floema auxilia na identificação de deficiências nutricionais. De acordo com as funções do nutriente e de sua mobilidade no floema, pode se afirmar que:
I. O fósforo é um elemento pouco móvel no floema, de modo que os sintomas de deficiência desse nutriente, quando ocorrem, aparecem primeiramente nas folhas mais jovens.
II. O nitrogênio é um elemento móvel no floema, de modo que os sintomas de deficiência desse nutriente, quando ocorrem, aparecem primeiramente nas folhas mais velhas.
III. O cálcio é um elemento muito pouco móvel ou imóvel no floema, sendo a morte do meristema apical um dos primeiros sintomas que as plantas apresentam quando deficientes nesse elemento.
IV. Os sintomas de deficiência nutricional, causados pela deficiência de magnésio, ocorrem primeiramente nas folhas mais velhas, sendo clorose internerval o sintoma mais comum.

É CORRETO o que se afirma em

#Questão 1008760 - Engenharia Agronômica (Agronomia), , UFMG, 2022, UFMG, 2022 - UFMG - Engenheiro - Agronomia

O terraceamento de áreas agrícolas é uma das práticas mecânicas mais antiga de controle de erosão do solo. Essa prática consiste na construção de terraços no sentido transversal à declividade do terreno, formando obstáculos físicos ao escoamento superficial da água (PRUSKI, F. F. (Ed). Conservação de solo e água: práticas mecânicas para o controle da erosão hídrica. 2. ed., Viçosa: UFV, 2009. 279 p.). Por outro lado, áreas com terraços mal dimensionados e mal construídos podem apresentar maiores problemas de erosão que em áreas não terraciadas. Para a estimativa do espaçamento vertical entre terraços, de modo a aumentar a eficiência dessa prática de conservação do solo e da água, deve-se considerar:
I. A declividade do terreno. II. Os atributos do solo (profundidade, permeabilidade, textura etc.) e índice de erosão. III. Os tipos de cultura (anuais, perenes, pastagens, florestas etc.). IV. Os métodos de preparo do solo (aração, gradagem, plantio direto etc.) e as práticas de manejo dos restos culturais (incorporação, queima etc.).

É CORRETO o que se afirma em

#Questão 1008761 - Engenharia Agronômica (Agronomia), , UFMG, 2022, UFMG, 2022 - UFMG - Engenheiro - Agronomia

A frequência de irrigação requerida por uma cultura depende, entre outros fatores, da quantidade de água armazenada no solo disponível para as plantas. Para o cálculo da disponibilidade do total de água no solo, deve-se considerar
I . a capacidade de campo. II. o ponto de murcha permanente. III. a densidade aparente do solo. IV. a evapotranspiração de referência.

É CORRETO o que se afirma em

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis