Questões de Engenharia Aeronáutica da CESPE / CEBRASPE

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Listagem de Questões de Engenharia Aeronáutica da CESPE / CEBRASPE

#Questão 367585 - Engenharia Aeronáutica, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2009, ANAC, Especialista em Regulação de Aviação Civil (Àrea 3)

No dimensionamento de peças de concreto armado, devem ser obedecidos critérios e restrições impostos por normas específicas. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem.

As ações eventuais decorrentes das deformações impostas por retração e fluência do concreto, e deslocamentos de apoio, devem ser consideradas quando o vão livre for superior a 3 m.

#Questão 367587 - Engenharia Aeronáutica, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2009, ANAC, Especialista em Regulação de Aviação Civil (Àrea 3)

As estruturas dos pavimentos aeroportuários, constituídas de camadas sobrepostas de diferentes materiais, visam suportar os esforços procedentes das cargas e ações climáticas, sem que apresentem prematuros processos de deterioração. Com relação a essas diversas camadas e suas funcionalidades correspondentes, julgue os seguintes itens.

As camadas de revestimento, ou superficiais, podem ser construídas em concreto de cimento Portland ou concreto betuminoso, sendo vedada a utilização de misturas arenobetuminosas.

#Questão 367589 - Engenharia Aeronáutica, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2009, ANAC, Especialista em Regulação de Aviação Civil (Àrea 3)

As estruturas dos pavimentos aeroportuários, constituídas de camadas sobrepostas de diferentes materiais, visam suportar os esforços procedentes das cargas e ações climáticas, sem que apresentem prematuros processos de deterioração. Com relação a essas diversas camadas e suas funcionalidades correspondentes, julgue os seguintes itens.

Na pavimentação rígida, a sub-base deve ser empregada quando não for aconselhável executar a base diretamente sobre o subleito regularizado ou sobre o reforço; e pode ser usada para reduzir a espessura da base.

#Questão 367591 - Engenharia Aeronáutica, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2009, ANAC, Especialista em Regulação de Aviação Civil (Àrea 3)

As estruturas dos pavimentos aeroportuários, constituídas de camadas sobrepostas de diferentes materiais, visam suportar os esforços procedentes das cargas e ações climáticas, sem que apresentem prematuros processos de deterioração. Com relação a essas diversas camadas e suas funcionalidades correspondentes, julgue os seguintes itens.

Na pavimentação do tipo flexível, necessariamente deve-se projetar um reforço do subleito para suportar as pressões sobre as camadas inferiores que, em geral, são menos resistentes.

#Questão 367593 - Engenharia Aeronáutica, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2009, ANAC, Especialista em Regulação de Aviação Civil (Àrea 3)

A prospecção geotécnica consiste de um conjunto de operações destinadas a determinar a natureza, disposição, conformação e outras características de um terreno no qual será realizada uma obra. Em relação aos métodos utilizados na prospecção e à finalidade dos mesmos, julgue os próximos itens.

A medição da resistência ao cisalhamento não drenado de solos coesivos moles saturados é feita por meio do ensaio de palheta, também conhecido por Vane test.

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