Questões de Engenharia Aeronáutica do ano 2012

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Listagem de Questões de Engenharia Aeronáutica do ano 2012

#Questão 525051 - Engenharia Aeronáutica, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2012, ANAC, Técnico em Regulação de Aviação Civil (Área 4)

Em 24 de junho de 1994, durante um voo de treino para um festival aéreo na base aérea norte americana de Fairchild, o B-52H despenhou-se contra o solo, resultando na morte dos quatro tripulantes e na perda da aeronave. De acordo com a comissão de inquérito, esse acidente ocorreu devido à quebra das regras de segurança na atitude de voo utilizada pelo piloto, pois ostentando uma forte reputação por voar de modo agressivo, ele impôs uma manobra arriscada submetendo a aeronave a uma curva de altíssima inclinação, não conseguindo se recuperar da situação crítica a tempo.

Com base no texto acima, julgue os itens que se seguem, a respeito das reações aerodinâmicas em voo em curva.

Se o piloto executar uma curva de 60°, a sustentação necessária será de apenas duas vezes o valor do peso da aeronave.

#Questão 525057 - Engenharia Aeronáutica, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2012, ANAC, Técnico em Regulação de Aviação Civil (Área 4)

Em 24 de junho de 1994, durante um voo de treino para um festival aéreo na base aérea norte americana de Fairchild, o B-52H despenhou-se contra o solo, resultando na morte dos quatro tripulantes e na perda da aeronave. De acordo com a comissão de inquérito, esse acidente ocorreu devido à quebra das regras de segurança na atitude de voo utilizada pelo piloto, pois ostentando uma forte reputação por voar de modo agressivo, ele impôs uma manobra arriscada submetendo a aeronave a uma curva de altíssima inclinação, não conseguindo se recuperar da situação crítica a tempo.

Com base no texto acima, julgue os itens que se seguem, a respeito das reações aerodinâmicas em voo em curva.

Em uma curva glissada, existe excesso de inclinação, pois usa-se demasiadamente as superfícies de comando primárias responsáveis pela rotação em torno do eixo longitudinal.

#Questão 525058 - Engenharia Aeronáutica, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2012, ANAC, Técnico em Regulação de Aviação Civil (Área 4)

A respeito da teoria e aerodinâmica de voo, julgue os itens a seguir.

No conceito de mergulho ou planeio vertical, a força de sustentação não pode ser nula, porém a velocidade se estabilizará quando a força de arrasto se tornar igual ao peso.

#Questão 525064 - Engenharia Aeronáutica, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2012, ANAC, Técnico em Regulação de Aviação Civil (Área 4)

A respeito da teoria e aerodinâmica de voo, julgue os itens a seguir.

Em um avião a hélice, o alcance máximo é obtido na velocidade correspondente ao ângulo de ataque quando a relação entre sustentação e arrasto for máxima.

#Questão 567186 - Engenharia Aeronáutica, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2012, ANAC, Especialista em Regulação de Aviação Civil (Área 2)

A respeito do voo em condições de gelo e dos métodos e sistemas de proteção contra a formação de gelo, julgue os próximos itens.

O acúmulo de gelo nas diversas superfícies de uma aeronave afeta o seu desempenho, devido ao aumento da resistência ao avanço, do peso e do arrasto do avião, com redução da sustentação, da potência do motor e da eficiência da hélice, o que reduz consideravelmente a eficiência aerodinâmica do avião.

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