Questões de Engenharia Aeronáutica do ano 2012

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Listagem de Questões de Engenharia Aeronáutica do ano 2012

#Questão 367710 - Engenharia Aeronáutica, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2012, ANAC, Especialista em Regulação de Aviação Civil (Área 2)

Acerca dos fenômenos meteorológicos e da climatologia do espaço aéreo, julgue os itens que se seguem.

O fenômeno de halo ocorre exclusivamente em nuvens altostratus, que consistem em nuvens tênues formadas por ventos fortes, em níveis altos, que podem ser multicoloridas, devido à refração da luz nos cristais de gelo, e que, devido à transparência, nunca impedem a passagem de luz.

#Questão 367712 - Engenharia Aeronáutica, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2012, ANAC, Especialista em Regulação de Aviação Civil (Área 2)

Acerca dos fenômenos meteorológicos e da climatologia do espaço aéreo, julgue os itens que se seguem.

O chuvisco leve não reduz a visibilidade abaixo de 1.000 m, enquanto o chuvisco forte implica visibilidade de até 500 m.

#Questão 367713 - Engenharia Aeronáutica, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2012, ANAC, Especialista em Regulação de Aviação Civil (Área 2)

O baroaltímetro, um altímetro de pressão, é essencial para a segurança de voo em rota ou por instrumentos, visto que indica a altimetria sob uma referência padronizada.

Em virtude de a atmosfera ser dinâmica e heterogênea, apresentando variações de massa (pressão) e de densidade (calor), os altímetros fornecem indicações irreais, que devem ser ajustadas pela janela Kollsmann do equipamento.

Considerando as informações acima e os múltiplos aspectos por elas suscitados, julgue os itens seguintes.

A altitude de pressão (AP) é a distância vertical que separa a aeronave do nível do mar padrão, sendo obtida sob o ajuste QNE, cuja pressão ao nível do mar é padronizada em 1.018,2 hPa.

#Questão 367715 - Engenharia Aeronáutica, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2012, ANAC, Especialista em Regulação de Aviação Civil (Área 2)

Com base em conhecimentos técnicos de planejamento de voo para operação de aviões e helicópteros, julgue os itens de 56 a 58.

Nenhuma pessoa devidamente habilitada pode começar um voo visual VFR, em operação regida pelo RBHA 91, em avião a menos que, considerados o vento e as condições meteorológicas conhecidas, haja combustível suficiente para voar até o local previsto para primeiro pouso e, durante o dia, voar por pelo menos mais 30 min ou, durante a noite, voar por pelo menos mais 45 min. No caso do voo de helicóptero, além das mesmas condições estabelecidas para voo em avião, exige-se quantidade de combustível suficiente para voar mais 30 min, de dia ou de noite.

#Questão 367717 - Engenharia Aeronáutica, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2012, ANAC, Especialista em Regulação de Aviação Civil (Área 2)

Com base em conhecimentos técnicos de planejamento de voo para operação de aviões e helicópteros, julgue os itens de 56 a 58.

Considere que um piloto, ao efetuar o cálculo do centro de gravidade (CG) de sua aeronave, tenha concluído que, se fossem mantidas as atuais condições, o limite do passeio do CG seria extrapolado da seguinte forma: peso da aeronave vazia = 3.000 kg momento 114.000, peso passageiros (pax) assento dianteiro 150 kg momento 6.000, pax assento traseiro 200 kg momento 14.000, peso combustível 250 kg momento 12.000, peso bagageiro 300 kg momento 24.000. Considerando-se que o limite de passeio do CG da aeronave oscila entre 38 e 43,3, e que, nessas condições, o CG é igual a 43,58, é correto afirmar que o piloto, após constatar que o CG estava fora do previsto, deveria solicitar aos passageiros do assento dianteiro que se mudassem para o assento traseiro e aos passageiros do assento traseiro que se mudassem para o dianteiro.

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