Questões de Engenharia Aeronáutica do ano 2009

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Listagem de Questões de Engenharia Aeronáutica do ano 2009

#Questão 367430 - Engenharia Aeronáutica, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2009, ANAC, Especialista em Regulação de Aviação Civil (Àrea 1)

Julgue os itens a seguir, relativos ao desempenho de aeronaves.

O envelope de voo de uma aeronave é a região no gráfico da velocidade de voo pela altitude em que o avião é capaz de operar. Dentro dessa região, um avião é limitado em pequenas velocidades devido à redução do empuxo disponível, e em altas velocidades, pela possibilidade de stall. A barreira limite de alta velocidade pode ser delimitada por curvas de potência requerida e disponível do motor em altitudes diferentes. A barreira limite de stall é dada pela velocidade em que o avião entra em situação de stall e pode ser obtida a partir da expressão matemática para o cálculo do coeficiente de sustentação máximo, levando-se em conta que o peso do avião iguala-se à força de sustentação e que a densidade é uma função da altitude.

#Questão 367432 - Engenharia Aeronáutica, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2009, ANAC, Especialista em Regulação de Aviação Civil (Àrea 1)

Julgue os itens a seguir, relativos ao desempenho de aeronaves.

O principal fator determinante das várias velocidades que um avião tem de atingir em processo de decolagem é a segurança. O órgão norte-americano FAA estipulou normas como a FAR para especificar parâmetros de projeto e de operação de aeronaves com relação ao procedimento de decolagem. A FAR-25 é aplicada a aviões de uso geral e de pequeno porte com motor a pistão, já a FAR-23 é aplicada a aviões de transporte e de grande porte com motor turboélice e turbojato.

#Questão 367433 - Engenharia Aeronáutica, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2009, ANAC, Especialista em Regulação de Aviação Civil (Àrea 1)

Julgue os itens a seguir, relativos ao desempenho de aeronaves.

O alcance de uma aeronave é a distância que esta pode voar, sendo definido de acordo com outros requerimentos. No caso de um avião militar, depende do perfil da missão, devendo ser especificados seguimentos para eventos como subida, cruzeiro, combate e descida. No caso de um avião civil, o alcance é normalmente a máxima distância que o avião pode voar com uma dada quantidade de combustível, prevendo o voo a um aeroporto alternativo em caso de problemas.

#Questão 367435 - Engenharia Aeronáutica, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2009, ANAC, Especialista em Regulação de Aviação Civil (Àrea 1)

Julgue os próximos itens, relativos à proteção de circuitos elétricos.

O condutor neutro do circuito que fornece a potência elétrica possui o mesmo potencial elétrico que o condutor terra: ambos estão ligados ao sistema de aterramento e por esses condutores somente circulam correntes transitórias, em caso de falhas no sistema, por exemplo.

#Questão 367437 - Engenharia Aeronáutica, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2009, ANAC, Especialista em Regulação de Aviação Civil (Àrea 1)

Julgue os próximos itens, relativos à proteção de circuitos elétricos.

O aterramento da carcaça ou chassis de um equipamento elétrico é conectado ao terra do circuito elétrico fornecedor de potência, de forma a evitar a ocorrência de loops de terra (ground loops).

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