Questões de Enfermagem da OBJETIVA

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Enfermagem da OBJETIVA

#Questão 917939 - Enfermagem, Cuidados de Enfermagem, OBJETIVA, 2023, Hospital Municipal Dr. Mário Gatti - SP, Residência Multiprofissional em Saúde - Enfermagem

O uso de opioides epidurais requer observação criteriosa e cuidados de enfermagem, por isso a maioria das instituições exige treinamento especializado de enfermeiros que aplicam analgesia epidural. Sobre as possíveis complicações da analgesia epidural e os cuidados necessários, analisar os itens abaixo:
I. O cateter representa uma ameaça à segurança do paciente, em função de sua localização anatômica, seu potencial de migrar pela dura-máter e sua proximidade em relação aos nervos e vasos espinais.
II. A migração do cateter para o espaço subaracnóide pode produzir altos níveis perigosos de medicação. Entre as complicações frequentes, estão: hipotensão, depressão respiratória, bloqueio motor, retenção urinária, prurido e infecção superficial ao redor do cateter.
III. Não devem ser administrados opioides complementares nem sedativos no paciente sob anestesia epidural.

Está(ão) CORRETO(S):

O método de administração de medicamentos por via intravenosa (IV) utiliza pequenos volumes (25 a 250ml) de soluções compatíveis infundidas em um intervalo de tempo desejado. É possível administrar a infusão intermitente do medicamento com qualquer um dos seguintes métodos: piggyback, administração com controle de volume ou minibombas infusoras. Sobre os cuidados na administração de medicamentos por IV, analisar os itens abaixo:
I. Nunca administrar medicamentos IV por meio do equipo em uso para infusão de sangue, hemoderivados ou soluções de nutrição parenteral.
II. Se o sítio do acesso IV do paciente tiver um cateter salinizado, limpar a entrada do cateter usando swab com álcool e avaliar a perviedade do dispositivo IV, irrigando com 2 a 3ml de cloreto de sódio.
III. Avaliar os sintomas do paciente antes de iniciar a terapia medicamentosa.
Está(ão) CORRETO(S): 

O cateterismo vesical é utilizado no tratamento de retenção urinária aguda ou crônica. Considerando-se o tipo de cateter utilizado e sua indicação, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(1) Cateter de 1 via (sem balonete). (2) Cateter de 2 vias (Foley - com balonete). (3) Cateter de 3 vias (Foley threeway - com balonete).
(_) Cateterismo vesical de alívio.
(_) Cateterismo vesical de demora.
(_) Cateterismo vesical de demora com irrigação vesical.
(_) Controle rigoroso da diurese através de balanço hídrico. 

Considerando-se os exames para investigação de apendicite, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:
_______________ é o sinal de dor à descompressão abdominal brusca do ponto de McBurney. É indicativo de peritonite, geralmente associada à apendicite.  

#Questão 917944 - Enfermagem, Fisiologia, OBJETIVA, 2023, Hospital Municipal Dr. Mário Gatti - SP, Residência Multiprofissional em Saúde - Enfermagem

A doença renal, aguda ou crônica, é uma entidade nosológica que pode ser resultado de um processo patológico primário ou uma complicação de doenças subjacentes como o diabetes melito. Sobre a função renal, analisar os itens abaixo:
I. Insuficiência renal (IR) é a incapacidade de os rins executarem as principais funções de remover escórias metabólicas do corpo ou realizar funções reguladoras.
II. Insuficiência renal crônica é uma doença de evolução prolongada, insidiosa, podendo ser assintomática, na qual ocorre perda irreversível da função glomerular.
III. As manifestações clínicas gastrintestinais das disfunções urinária e renal incluem: náuseas, vômito, diarreia, desconforto abdominal e íleo paralítico.

Está(ão) CORRETO(S):

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis