Questões de Enfermagem da NUCEPE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Enfermagem da NUCEPE

#Questão 638147 - Enfermagem, Geral, NUCEPE, 2017, FMS/PI, Farmacêutico Plantonista

Sobre a função hepática julgue os itens a seguir:

I- A bilirrubina (na forma não-conjugada, ou direta) é liberada pelas células do sistema retículo-endotelial e, sendo pouco hidrossolúvel, circula no plasma ligada à albumina. Esta variedade de bilirrubina é processada para eliminação no fígado.

II- O fígado tem um papel central no metabolismo e excreção da bilirrubina. A bilirrubina não conjugada é captada pelos hepatócitos, que adicionam 2 moléculas de ácido glicurônico à bilirrubina por molécula, tornando-a hidrossolúvel. Esta forma, dita conjugada ou direta, é secretada ativamente pelos hepatócitos para o interior dos canalículos biliares existentes entre eles. É a forma encontrada na bile.

III- A secreção da bilirrubina não-conjugada para o canalículo biliar é o passo limitante no metabolismo hepático da bilirrubina.

#Questão 638148 - Enfermagem, Geral, NUCEPE, 2017, FMS/PI, Farmacêutico Plantonista

Sobre o metabolismo dos lipídeos julgue os itens e marque a alternativa CORRETA:

I- A maior parte das VLDL plasmáticas são de origem hepática. Elas transportam os triglicéridos do fígado para os tecidos extra-hepáticos.

II- As LDL possuem a apolipoproteína Apo B-100, reconhecida por receptores específicos (receptores para as LDL). Aproximadamente 30% da LDL é degradada em tecidos extrahepáticos, enquanto 70% da LDL é degradada no fígado.

III- As HDL são sintetizadas e secretadas a partir do fígado e intestino. As HDL secretadas do intestino (de novo) não contêm Apo-C ou Apo-E, apenas contêm Apo-A. Desta forma, a Apo C e Apo-E são sintetizadas no fígado e transferidas do fígado para o intestino, passando depois para o plasma. Uma das funções principais das HDL é o facto de servirem como armazenadoras da Apo-C e Apo-E, requeridas para o metabolismo das VLDL e quilomícrons.

#Questão 638150 - Enfermagem, Geral, NUCEPE, 2017, FMS/PI, Farmacêutico Plantonista

Técnica que permite a visualização de antígenos nos tecidos ou em suspensões celulares utilizando corantes fluorescentes, que absorvem luz e a emitem num determinado comprimento de onda. Quando o corante está ligado ou conjugado com um anticorpo, os locais de reação entre o antígeno e o anticorpo conjugado podem facilmente ser visualizados. Os fluorocromos mais utilizados são a fluoresceína isocianetada (FITC) e rodamina. O texto acima refere-se a:

#Questão 638151 - Enfermagem, Geral, NUCEPE, 2017, FMS/PI, Farmacêutico Plantonista

As hepatites virais são um grave problema de saúde pública no mundo e no Brasil. Segundo estimativas, bilhões de pessoas já tiveram contado com vírus das hepatites e milhões são portadores crônicos. As equipes de atenção básica têm papel relevante no diagnóstico e no acompanhamento das pessoas portadoras – sintomáticas ou não – de hepatites. Para que possam exercer esse papel, é necessário que as equipes estejam aptas a identificar casos suspeitos, solicitar exames laboratoriais adequados e realizar encaminhamentos a serviços de referência dos casos indicados. Sobre o significado dos marcadores sorológicos para Hepatite B aguda, é INCORRETO afirmar que:

#Questão 638294 - Enfermagem, Geral, NUCEPE, 2017, FMS/PI, Enfermeiro Plantonista

O Curativo é o tratamento utilizado para promover a cicatrização de ferida, proporcionando um meio adequado para este processo. Sua escolha dependerá do tipo e condições clínicas da ferida. O curativo que utiliza polímeros com 90 a 95% de conteúdo de água, ideais para desbridamento autolítico e apropriado para feridas superficiais com débito seroso elevado, como abrasões, locais de enxerto cutâneo e úlceras venosas com drenagem, é o de:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis