Questões de Enfermagem da FADENOR

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Enfermagem da FADENOR

Manoel, de 32 anos, é insulinodependente há 5 anos. Faz parte da sua rotina diária a administração da medicação e, normalmente, a Unidade Básica de Saúde (UBS) próxima ao seu domicílio fornece, além da medicação, seringas para insulina, cuja unidade de medida é em UI (unidades internacionais), o que facilita a aspiração da dosagem a ser utilizada pelo paciente no uso domiciliar da medicação. Porém, nessa semana, as seringas fornecidas apresentavam-se com unidade de medida em ml. Nesse caso, Manoel deve considerar que 100 UI é = a 1 ml ao fazer o uso da insulina. Considerando que ele deve aplicar 15 UI, por via subcutânea, e possui uma seringa de 3 ml, assinale a alternativa que contém o volume a ser administrado por Manoel.

A diabetes mellitus resulta da incapacidade do organismo em utilizar a glicose existente no sangue como forma de energia. Caracteriza-se por hiperglicemia (excesso de açúcar no sangue), com parâmetros variáveis como o da Sociedade Brasileira de Diabetes e outros, de outras fontes. A hipoglicemia, por sua vez, é a diminuição dos níveis de glicose sanguínea e, nesse caso, há inexistência de um consenso sobre o limiar de glicemia que a delimita precisamente. Contudo, ambas podem apresentar complicações, com impacto nos diabéticos. Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA

Em condições fisiológicas, a temperatura corporal é considerada um fator intrínseco controlado pelo corpo humano, apresentando um valor constante. Na mensuração média, normal, por via oral, é entre 36,5°C e 37°C e, por via retal, aproximadamente 0,6°C mais alta que por via oral. A regulação da temperatura do corpo ocorre, principalmente, por mecanismos de feedback neurais, através de centros regulatórios da temperatura localizados no hipotálamo, e esses mecanismos sofrem influência de vários fatores como atividade física, hormônios, alterações na temperatura ambiental, ciclo menstrual nas mulheres, dieta alimentar, estado emocional do indivíduo, medicamentos, ciclo circadiano e, até mesmo, postura corporal, pois as temperaturas esofagiana, sublingual e retal são mais elevadas no indivíduo de pé e mais baixas na posição supina. A temperatura corporal elevada pode ser considerada como febre ou hipertermia. Ambas demandam um conjunto de cuidados relacionados, apropriados, específicos e baseados em evidências científicas. Mas, de toda forma, elevações da temperatura acima da média normal podem ser situações de urgência/emergência e, nesse caso, exigem ação rápida. Sobre esse assunto, assinale a alternativa CORRETA

Na Atenção Primária em Saúde também chegam diariamente pacientes com quadros de urgências ou emergências, como a crise hipertensiva, que exige um atendimento rápido e preciso. Nesse contexto, a hipertensão arterial é um importante fator de risco cardiovascular que, associada a outros fatores de risco, como idade avançada e estilo de vida não saudável, eleva a preocupação com complicações e surgimento de doenças cardiovasculares secundárias. No mundo, a prevalência de hipertensão arterial é estimada entre 10 e 20% e dados da Organização Mundial da Saúde apontam que doenças cardiovasculares são responsáveis por cerca de 17 milhões de morte por ano. Sobre a crise hipertensiva e o seu contexto de ocorrência, marque a alternativa CORRETA.

As crises convulsivas são descargas paroxísticas da atividade elétrica neuronal e ocasionam eventos que interferem nas funções do cotidiano. Muitas vezes a equipe de enfermagem se encontra despreparada no momento das crises e não tem raciocínio clínico ágil para intervir de forma correta, embora seja também de sua responsabilidade avaliar circunstâncias que possam desencadear essas crises, antes mesmo que ocorram, identificando estímulos como visuais, auditivos, olfatórios, táteis, distúrbios emocionais ou psicológicos, sono e hiperventilação. Além disso, deve oferecer informações ao paciente e ao seu cuidador, suporte e orientações aos envolvidos. Mas, também, é papel da equipe de enfermagem administrar medicações, conforme prescrição médica, a fim de minimizar as crises, oferecer os devidos cuidados antes, durante e depois do evento, através da realização de visitas domiciliares, com o acompanhamento dos hábitos de vida do paciente e orientação dos familiares quanto à rotina e modo de agir durante uma crise.
Considerando a exposição acima e o contexto geral que envolve crises convulsivas, marque a alternativa CORRETA.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis