Questões sobre Saúde do Trabalhador

Estudos epidemiológicos podem ser classificados em observacionais e experimentais. De maneira geral, os estudos epidemiológicos observacionais podem ser classificados em descritivos e analíticos. Nesse contexto, os estudos observacionais descritivos são aqueles que
  • A. comparam a ocorrência da doença/condição relacionada à saúde e à exposição de interesse entre agregados de indivíduos para verificar a possível existência de associação entre elas.
  • B. delineiam para examinar a existência de associação entre uma exposição e uma doença ou condição relacionada à saúde.
  • C. têm por objetivo determinar a distribuição de doenças ou condições relacionadas à saúde, segundo o tempo, o lugar e/ou as características dos indivíduos.
  • D. determinam, simultaneamente, a exposição e a condição de saúde do participante.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Em relação aos princípios gerais da segurança do trabalho, são obrigações do trabalhador, EXCETO:
  • A. Adquirir todo dispositivo de uso individual destinado a preservar e proteger a integridade física do trabalhador sem onerar a empresa visando sua segurança.
  • B. Cumprir as prescrições de segurança e de saúde no trabalho estabelecidas nas disposições legais e em instrumentos de regulamentação coletiva de trabalho, bem como as instruções determinadas com esse fim pelo empregador.
  • C. Cooperar ativamente na empresa, no estabelecimento ou no serviço para a melhoria do sistema de segurança e de saúde no trabalho, tomando conhecimento da informação prestada pelo empregador e comparecendo às consultas e aos exames determinados pelo médico do trabalho.
  • D. Em caso de perigo grave e iminente, deve-se adotar as medidas e instruções previamente estabelecidas para tal situação, sem prejuízo do dever de contatar, logo que possível, com o superior hierárquico ou com os trabalhadores que desempenham funções específicas nos domínios da segurança e saúde no local de trabalho.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Os acidentes e doenças decorrentes do trabalho apresentam fatores extremamente negativos para a empresa, para o trabalhador acidentado e para a sociedade. As estatísticas da Previdência Social, que registram os acidentes e doenças decorrentes do trabalho, revelam uma enorme quantidade de pessoas prematuramente mortas ou incapacitadas para o trabalho. Desta forma, em qualquer tipo de atividade laboral torna-se imprescindível a necessidade de investigar o ambiente de trabalho para conhecer os riscos a que estão expostos os trabalhadores. São considerados riscos físicos ambientais os que estão
  • A. associados ao contato do homem com vírus, bactérias, protozoários, fungos, parasitas, bacilos e outras espécies de micro-organismos.
  • B. representados por fatores ou agentes existentes no ambiente de trabalho que podem afetar a saúde dos trabalhadores, como: ruídos, vibrações, radiações (ionizantes e não ionizantes), frio, calor, pressões anormais e umidade.
  • C. identificados pelo grande número de substâncias que podem contaminar o ambiente de trabalho e provocar danos à integridade física e mental dos trabalhadores, a exemplo de poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases, vapores, substâncias, compostos ou outros produtos químicos.
  • D. ligados à execução de tarefas, à organização e às relações de trabalho, ao esforço físico intenso, levantamento e transporte manual de peso, mobiliário inadequado, posturas incorretas, controle rígido de tempo para produtividade, imposição de ritmos excessivos, trabalho em turno e noturno, jornadas de trabalho prolongadas, monotonia, repetitividade e situações causadoras de estresse.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
No que se refere ao controle médico dos trabalhadores menores, do sexo feminino, idosos e expostos a agentes físicos, químicos e biológicos, julgue os seguintes itens. A classificação do Índice de Massa Corporal (IMC) para trabalhadores idosos considera pontos de corte diferentes daqueles utilizados para adultos, pois, além do declínio da altura com o avançar da idade, em decorrência da compressão vertebral e da perda do tônus muscular, há redução da massa muscular devido à sua transformação em gordura intramuscular.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
No que se refere ao controle médico dos trabalhadores menores, do sexo feminino, idosos e expostos a agentes físicos, químicos e biológicos, julgue os seguintes itens. Uma técnica de enfermagem gestante poderá manter atividades em centro cirúrgico com risco de exposição a gases anestésicos, desde que seja autorizado, em atestado, pelo obstetra que a acompanha no pré-natal.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
As doenças do trabalho referem-se a um conjunto de danos ou agravos que incidem sobre a saúde dos trabalhadores, causados, desencadeados ou agravados por fatores de risco presentes nos locais de trabalho. Acerca desse tema, julgue os itens subsequentes. A exposição a fibras de asbesto, além de causar a asbestose, pode provocar o surgimento de alterações pleurais benignas, câncer de pulmão e mesoteliomas malignos, que podem acometer a pleura, o pericárdio e o peritônio.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
As doenças do trabalho referem-se a um conjunto de danos ou agravos que incidem sobre a saúde dos trabalhadores, causados, desencadeados ou agravados por fatores de risco presentes nos locais de trabalho. Acerca desse tema, julgue os itens subsequentes. Determinadas patologias, como a perda auditiva induzida pelo ruído, têm sua progressão cessada após o afastamento do risco ocupacional. Outras, como as pneumoconioses, continuam a evoluir desfavoravelmente, mesmo depois que o trabalhador é afastado de suas atividades.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
As doenças do trabalho referem-se a um conjunto de danos ou agravos que incidem sobre a saúde dos trabalhadores, causados, desencadeados ou agravados por fatores de risco presentes nos locais de trabalho. Acerca desse tema, julgue os itens subsequentes. Suponha-se que um trabalhador rural que fazia capina com enxada em plantações e passou a utilizar produto químico para aumentar sua produtividade tenha apresentado quadro de lesões hepáticas e renais, além de fibrose pulmonar. Nesse caso, provavelmente, o produto químico utilizado foi um herbicida, sendo o paraquat o mais conhecido.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
As doenças do trabalho referem-se a um conjunto de danos ou agravos que incidem sobre a saúde dos trabalhadores, causados, desencadeados ou agravados por fatores de risco presentes nos locais de trabalho. Acerca desse tema, julgue os itens subsequentes. Considere-se que, durante exame periódico, um técnico de enfermagem que apresentava queixa de lombalgia não tenha conseguido esclarecer a causa do quadro álgico por meio de anamnese. Em se tratando de lombalgias, isso ocorre na maioria dos casos.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
As doenças do trabalho referem-se a um conjunto de danos ou agravos que incidem sobre a saúde dos trabalhadores, causados, desencadeados ou agravados por fatores de risco presentes nos locais de trabalho. Acerca desse tema, julgue os itens subsequentes. Os sinais de alerta das lombalgias incluem quadro álgico diurno, que melhora à noite e com analgésicos, e faixa etária entre vinte e cinquenta anos.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão: