Questões sobre Saúde da Mulher

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Saúde da Mulher

Os Atendimentos de urgência e emergência frente a distúrbios obstétricos são situação possíveis na rotina dos atendimentos pré-hospitalares. Sendo assim é possível a realização da assistência ao parto iminente, caracterizado por presença de contrações fortes e frequentes (duas ou mais em 10 minutos) e visualização da distensão perineal ou da apresentação fetal na vulva. Dessa forma estão corretas as assertivas abaixo, exceto:

As Síndromes hipertensivas da gestação, no caso a pré-eclâmpsia, é uma situação de urgência obstétrica caracterizada por Paciente com idade gestacional de 20 semanas associada a pressão arterial sistólica (PAS) de 140 mmHg e/ou pressão arterial diastólica (PAD) de 90 mmHg. Sendo assim, são sinais de gravidade do quadro, exceto:

Hormônio sintetizado no hipotálamo e exerce efeito sobre o útero ao final da gestação, estimulando a contração uterina durante o parto e nos ductos mamários, facilitando a saída do leite durante a amamentação. Diminui a ação do cortisol, reduzindo o estresse, e é considerado o hormônio do amor, principalmente durante o orgasmo e a amamentação. Qual das alternativas abaixo discorre sobre tal hormônio?

O puerpério é o período que começa depois do parto e termina quando o corpo da mulher retorna ao estado mais próximo daquele anterior à gravidez. Esse período estende-se por aproximadamente 6 semanas.
Considerando o puerpério, julgue os itens como VERDADEIRAS (V) ou FALSAS (F):
( )Depois do parto, os lóquios – secreção vaginal formada de células epiteliais gordurosas, filamentos de membrana, decídua e sangue – são vermelhos ou castanho-escuros com coágulos (lóquios rubros) por cerca de 1 a 5 dias. Em seguida, os lóquios adquirem coloração rosada clara ou mais acastanhada com consistência serossanguinolenta (lóquios serosos) por 3 a 12 dias; por fim, os lóquios adquirem coloração amarelada ou esbranquiçada (lóquios brancos) entre o 10º e 16º dias. ( ) Logo depois da dequitação da placenta, o colo do útero tem pouco tônus ou guarda pouca semelhança com seu estado pré-concepcional. Com cerca de 2 a 5 dias, a cérvice assemelha-se mais ao estado pré-concepcional e está dilatada em 2 a 4 cm. Ao final da primeira semana depois do parto, a dilatação do colo do útero é de cerca de 1,5 cm. O orifício cervical assemelha-se mais a uma fenda transversal que a uma depressão central no estado pré-concepcional e assim permanece. ( ) Em relação a função ovariana: Os níveis de estrogênio e progesterona diminuem rapidamente depois da eliminação da placenta e, em geral, alcançam seus patamares mais baixos em torno do 7o dia depois do parto. O estrogênio chega à fase folicular em torno de 3 semanas depois do parto, contanto que a mulher não esteja amamentando. ( ) No tocante aos rins e função vesical: a Proteinúria branda (+1 no teste da fita urinária) é comum entre o 1º e 2º dias depois do parto em 40 a 50% das puérperas. As micções espontâneas retornam em 6 a 8 h depois do parto. O tônus da bexiga volta ao normal entre 5 e 7 dias depois do parto.
A sequência CORRETA é:

A respeito da assistência de enfermagem a crianças e adolescentes, julgue os itens a seguir. A oferta de leite materno e de alimentos complementares cinco vezes ao dia é recomendada a crianças de seis meses de idade a vinte e quatro meses de idade.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis