Questões sobre Imunização

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Imunização

A administração segura de vacinas exige a observação criteriosa de contraindicações temporárias ou definitivas, garantindo a continuidade do esquema vacinal de forma adequada. Considerando as práticas no manejo de vacinas, analise as afirmativas a seguir:

I.A verificação de temperatura corporal acima de 38,5 °C é critério para adiar temporariamente a vacinação, com registro no cartão de vacinação e no sistema de informações.

II.Histórico de anafilaxia a componentes da vacina é uma contraindicação definitiva, devendo ser registrada e comunicada à família, com orientação sobre alternativas de imunização.

III.Vacinas podem ser administradas em indivíduos febris, desde que não ultrapassem 39 °C, considerando que a febre leve não compromete a eficácia imunológica.


Está correto o que se afirma em:

O Ministério da Saúde (2024) enfatiza que o planejamento constitui uma ação fundamental para que as atividades de imunização sejam executadas de maneira plena e efetiva, garantindo aos usuários do SUS o acesso à prestação de um serviço oportuno, seguro e de qualidade.
Assim sendo, assinale a alternativa que associa correta mente as duas colunas a seguir, relacionando processos essenciais para o planejamento das ações de imunização e sua aplicabilidade.
1. Planos nacional, estaduais e municipais de saúde.
2. Diagnóstico da situação de saúde.
3. Regionalização de saúde.
4. Relatório de gestão.
( ) Definição de serviços que, pela sua capacidade ins talada e localização, são potenciais referências para atendimento de outros grupos populacionais fora de abrangência natural. )
( ) Documentação dos resultados alcançados para pro posição das recomendações necessárias. 

( ) Direcionamento das necessidades de investimento, a fim de subsidiar a programação anual e avaliação, a exemplo, adequação e manutenção da estrutura de rede de frio de 100% das salas de vacinação da rede municipal de saúde.
( ) Direcionamento das ações de imunização para as doenças imunopreveníveis, como a priorização da vacinação contra a febre amarela em áreas com bol sões de não vacinados em vista do aumento inespe rado do número de casos.

Leia a descrição do seguinte caso para responder à questão.


Durante a jornada de trabalho, uma estante de livros tombou sobre um funcionário de uma biblioteca. No departamento de medicina do trabalho, foi constatado um ferimento corto-contuso no ombro direito e uma lesão labral, em que há a compressão da cartilagem que reveste a cavidade da articulação do ombro.

Ao atender um funcionário com um ferimento corto-contuso, o enfermeiro do trabalho constata em registros de seu prontuário que esse funcionário havia recebido o esquema completo de vacina dupla adulto contra tétano, além de dose de reforço há três anos.


Diante dessa situação, a conduta correta é:

João, menino de 2 anos e 4 meses, é trazido à consulta por sua mãe, que relata que ele não recebe vacinas há mais de um ano. A mãe apresenta o cartão de vacinação, que mostra que João não recebeu a vacina tríplice viral (SCR) aos 12 meses, nem a primeira dose da vacina contra a varicela, que também seria aplicada na mesma idade. Além disso, não foi administrada a dose de reforço da vacina pentavalente, prevista para os 15 meses. A mãe demonstra preocupação e deseja regularizar o esquema vacinal de seu filho. Considerando o caso de João e as diretrizes do Programa Nacional de Imunizações (PNI), qual deve ser a conduta do enfermeiro ao organizar o esquema vacinal de João?

Imigrante, 14 anos, sexo masculino, recém-chegado de país africano de língua portuguesa, procurou a unidade básica de saúde para tomar vacinas, apresentando apenas o comprovante de vacina tríplice viral que recebeu, há 2 meses, ao chegar ao Brasil. Informou que não possuía carteira de vacinas de seu país de origem e não sabia informar se já havia tomado vacinas anteriormente. Considerando-se que, nesse momento, o município não é tido como prioritário para a vacinação contra a dengue, frente a essa situação, tendo constatado a presença de cicatriz vacinal da BCG na inserção do músculo deltoide do jovem, de acordo com o estabelecido pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), nessa visita à UBS, o enfermeiro deve orientar a aplicação da 1a dose das vacinas

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis