4611 Q349404
Enfermagem
Ano: 2004
Banca: Universidade Federal do Paraná (UFPR)

O trabalho de parto algumas vezes pode evoluir rapidamente, não havendo tempo hábil para se conduzir a parturiente até uma unidade hospitalar. Em uma situação de emergência, o enfermeiro deve assistir a parturiente com calma e segurança. Em relação ao parto de emergência, é correto afirmar:

4612 Q349402
Enfermagem
Ano: 2004
Banca: Universidade Federal do Paraná (UFPR)

O câncer de mama em mulheres teve um aumento considerável e ocupará o primeiro lugar nas estimativas de incidência e mortalidade para os próximos anos em nosso país. Essa tendência é semelhante à de países desenvolvidos, onde a urbanização levou ao aumento da prevalência de fatores de risco. Com base no assunto, analise os itens abaixo.

I. Sexo feminino, menarca antes dos 11 anos, menopausa após os 55 anos, nuliparidade e primeira gestação a termo após os 30 anos.

II. Ciclos menstruais menores que 21 dias, mãe ou irmã com história de câncer de mama.

III. Dieta rica em gordura animal e pobre em fibras, obesidade principalmente após a menopausa.

 IV. Dieta pobre em fibras e pobre em gorduras, cor branca, fumo, sexo feminino, menarca apó...

4613 Q349400
Enfermagem
Ano: 2004
Banca: Universidade Federal do Paraná (UFPR)

As condições carcinogênicas potenciais ou vigentes no colo uterino podem ser determinadas pela coleta de material cérvico-vaginal para a realização de exame citológico de Papanicolaou. Quanto a esse procedimento, é correto afirmar:

4614 Q349398
Enfermagem
Ano: 2004
Banca: Universidade Federal do Paraná (UFPR)

A infração de medida sanitária preventiva, a omissão de notificação de doença, o exercício ilegal de algumas profissões, o curandeirismo, o charlatanismo e o uso indevido de substâncias entorpecentes são atos lesivos à saúde pública, constituindo portanto objeto de proibições que o enfermeiro deve considerar. É proibido ao enfermeiro segundo o Código de Ética Profissional de Enfermagem:

4615 Q349396
Enfermagem
Ano: 2004
Banca: Universidade Federal do Paraná (UFPR)

A ética que o enfermeiro pode utilizar no campo da enfermagem é descrita na literatura como teleológica (utilitarista), deontológica (formalista) e preventiva. Sobre o assunto, é correto afirmar:

4616 Q349394
Enfermagem
Ano: 2004
Banca: Universidade Federal do Paraná (UFPR)

No exercício profissional, o enfermeiro sempre vivencia situações que são permeadas de princípios éticos. Considera-se que os seguintes princípios estão presentes no cuidado ao paciente:

4617 Q349392
Enfermagem
Ano: 2004
Banca: Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Paciente de 32 anos, grávida no 8° mês de gestação, nunca havia feito pré-natal, apresenta-se com PA 180X110 mmHg, com edema em membros inferiores, relatando dificuldade para urinar e, quando o faz, a urina tem aspecto de clara de ovo. A enfermeira que atendeu essa paciente solicitou os exames de rotina para o 3° trimestre de gestação, e orientou a paciente a que retornasse diariamente na Unidade Básica de Saúde para acompanhamento do edema e da pressão arterial. Essa enfermeira cometeu ato culposo no seu exercício profissional, não tomando medidas mais pró-ativas como encaminhamento para o médico da Unidade Básica, infringindo, portanto, seu postulado ético legal. A designação do ato culposo da enfermeira é:

4618 Q349390
Enfermagem
Ano: 2004
Banca: Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Segundo o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, são deveres da equipe de enfermagem, EXCETO:

4619 Q349212
Enfermagem
Ano: 2004
Banca: MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA.

As espécies Gardnerella vaginalis, Calymmatobacterium granulomatis e Haemophilus ducreyi são responsáveis por causar respectivamente as seguintes patologias:

4620 Q349210
Enfermagem
Ano: 2004
Banca: MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA.

Imunização passiva é: