Questões sobre Enfermagem Cirúrgica

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Enfermagem Cirúrgica

A hipotermia perioperatória pode ser definida como uma complicação séria e comumente relacionada a anestesia e cirurgia. Considerada não intencional quando resulta da combinação entre a alteração da termorregulação pelos agentes anestésicos, fatores ambientais do centro cirúrgico e relacionados ao paciente, ela advém de vários fatores associados ou isolados.

Analise as afirmativas a seguir sobre o mecanismo de perda de calor do paciente submetido a procedimento anestésico cirúrgico e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A radiação é o principal mecanismo de perda de calor; ela ocorre pela transmissão da energia eletromagnética através de raios infravermelhos do corpo para objetos na sala que não estão em contato com o corpo, não sendo afetada pela temperatura e movimento de ar ou pela distância entre as superfícies

( ) Na condução, perde-se o calor por meio do contato direto entre o paciente e objetos frios, e a perda de calor é proporcional à diferença de temperatura entre os dois corpos.

( ) A evaporação ocorre quando a umidade, a partir da superfície do corpo, muda de líquido para gás, sendo o calor liberado no processo.

( ) Na convecção, a maior parte do calor perdido ocorre quando a superfície do corpo é exposta antes da colocação dos campos que previnem a perda de calor.

Assinale a sequência CORRETA.

A infecção do sítio cirúrgico (ISC) é concebida como de origem multifatorial. Ressalta-se a importância da pele como um reservatório de microrganismos potencialmente causadores de infecção, que podem ser transmitidos por contato direto ou indireto, por meio de objetos e superfícies do ambiente. A pele humana é colonizada por diferentes microrganismos, que geralmente convivem sem causar danos ou prejuízos ao indivíduo colonizado. Na epiderme, esses microrganismos coexistem integrando a microbiota transitória e residente. Dessa forma, para a redução e inibição do crescimento da carga microbiana transitória e residente, colonizadoras da pele do paciente, recomenda-se o preparo pré-operatório da pele.

Analise as afirmativas relacionadas ao preparo pré-operatório da pele e assinale a alternativa INCORRETA.

A monitorização hemodinâmica é frequente nas UTIs e o enfermeiro apresenta papel fundamental na discussão da indicação com a equipe multiprofissional, nos cuidados de enfermagem e na manutenção dos dispositivos.

Considerando os cuidados de enfermagem na monitorização hemodinâmica, assinale a alternativa INCORRETA.

Nas últimas décadas, muito se tem discutido sobre a humanização em UTI. Estudos têm demonstrado a importância de um ambiente acolhedor, tanto para o paciente quanto para as famílias, para a recuperação física e psicológica dos pacientes críticos.

Considerando a humanização em UTI, assinale a alternativa INCORRETA.

Pacientes submetidos a procedimentos cirúrgicos por período prolongado geralmente apresentam risco aumentado de desenvolvimento de lesão por pressão, portanto, todos esses pacientes, no momento pré, intra e pós-operatório, devem receber avaliação de risco da pele. Assim, a pronta-identificação de pacientes em risco para o desenvolvimento de lesão por pressão, por meio da utilização de ferramenta validada, permite a adoção rápida de medidas preventivas, sendo a escala de Braden a ferramenta mais amplamente utilizada.

Em relação à escala de Braden, assinale a alternativa INCORRETA.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis