Questões sobre Doenças Crônicas Não Transmissíveis

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Doenças Crônicas Não Transmissíveis

#Questão 913962 - Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, FUNDATEC, 2023, GHC-RS, Técnico em Enfermagem (Intensivista Adulto)

A Artrite Reumatoide (AR) é uma doença autoimune com origem na membrana sinovial das articulações. As fibras musculares sofrem alterações degenerativas, a elasticidade dos tendões e dos ligamentos e a força de contração são perdidas. A manifestação extra-articular do Fenômeno de Raynaud é caracterizada por:

#Questão 913967 - Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, FUNDATEC, 2023, GHC-RS, Técnico em Enfermagem (Intensivista Adulto)

A Terapia Renal Substitutiva (TRS), na unidade de terapia intensiva adulto, é conjunto de métodos utilizados para o tratamento de pacientes clinicamente enfermos com Insuficiência Renal Aguda (IRA), ou em outras situações em que o suporte renal é fundamental para auxiliar na remoção de solutos e de líquidos, na regulação hidroeletrolítica do meio interno, bem como para repor o bicarbonato. Em relação às situações que influenciam a escolha da modalidade de TRS Intermitente (TRSI) ou Contínua (TRSC), analise as assertivas abaixo: 
I. Em pacientes hipercatabólicos, a TRSI deve ser indicada para pacientes criticamente enfermos, com dificuldade em controlar a produção de solutos.
II. Em pacientes com hipercalemia, quando a depuração rápida de soluto é necessária, como na hipercalemia grave, a TRSI é geralmente preferida se as condições hemodinâmicas do paciente permitirem.
III. Hipertensão intracraniana é uma indicação absoluta para TRSC. A TRSI pode piorar o quadro neurológico por comprometer a perfusão cerebral.
IV. Em caso de excessiva sobrecarga de volume ou alto aporte de volume, em pacientes hemodinamicamente estáveis com sobrecarga de volume e com aporte diário de líquidos obrigatórios, a TRSI é a terapia mais eficiente.
Quais estão corretas?

A insuficiência renal aguda (IRA) é definida como a redução aguda da função renal em horas ou dias. Refere-se, principalmente, à diminuição do ritmo de filtração glomerular e/ou do volume urinário, porém ocorrem também distúrbios no controle do equilíbrio hidroeletrolítico e acidobásico. O critério para inclusão de um paciente em classe 3 é

Tratar e controlar fatores de risco como diabetes, hipertensão, obesidade, doenças cardiovasculares e tabagismo são as principais formas de prevenir doenças renais. Quadros graves podem levar a tratamento por processo terapêutico em que o sangue, por meio de um rim artificial, é filtrado e depurado de várias substâncias nocivas. A esse processo dá-se o nome de:

As concentrações urinárias de determinadas substâncias aumentam, como oxalato de cálcio, fosfato de cálcio e ácido úrico. Essa fisiopatologia faz referência à: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis