Questões sobre Doenças Cardiovasculares

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Doenças Cardiovasculares

#Questão 917014 - Enfermagem, Doenças Cardiovasculares, FUMARC, 2023, AL-MG, Analista Legislativo - Enfermeiro

O enfermeiro deve estar embasado nas atualizações acerca da assistência às urgências e emergências. Nesse contexto, é fundamental o seu conhecimento na avaliação dos ritmos cardíacos. Considerando os ritmos do Eletrocardiograma (ECG) abaixo, marque a opção CORRETA dos ritmos de ECG, respectivamente:
Imagem associada para resolução da questão Imagem associada para resolução da questão

#Questão 916998 - Enfermagem, Doenças Cardiovasculares, FUMARC, 2023, AL-MG, Analista Legislativo - Enfermeiro

A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) tem alta prevalência e é um dos principais fatores de risco para as Doenças Cardiovasculares (DCV) e renais, apresentando determinantes genéticos, ambientais e sociais combinados. Mostra-se de fácil diagnóstico e seu tratamento é eficaz, utilizando-se um arsenal terapêutico diversificado, bastante eficiente. Mesmo assim, seu controle em todo o mundo é pífio, porque se trata de doença frequentemente assintomática, o que dificulta a adesão aos cuidados.

Analise as seguintes afirmativas: 


I. Importância do controle do peso, pois a obesidade geral e a obesidade abdominal estão associadas ao aumento do risco de Hipertensão Arterial.

II. Importância da dieta saudável, há várias propostas de dietas para a prevenção da Hipertensão Arterial, que também favorecem o controle dos hipertensos e contribuem para a saúde como um todo.

III. Redução da ingesta de sódio, pois o consumo excessivo de sódio é um dos principais fatores de risco modificáveis para a prevenção e o controle da Hipertensão Arterial e das Doenças Cardiovasculares. A restrição de sódio tem um efeito redutor da Pressão Arterial em muitos estudos.

IV. Importância da atividade física, pois o sedentarismo é um dos principais fatores de risco para a mortalidade global.


Está CORRETO o que se afirma em: 

#Questão 917015 - Enfermagem, Doenças Cardiovasculares, FUMARC, 2023, AL-MG, Analista Legislativo - Enfermeiro

Paciente de 70 anos de idade, masculino, portador de Miocardiopatia Chagásica e Insuficiência Respiratória Aguda (IRpA), em quadro crítico, internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) há 10 dias. Ao exame físico foi evidenciado: paciente com sedação contínua, intubado, em ventilação mecânica, com diversas intervenções invasivas e não invasivas, em uso de drogas vasoativas, Frequência Respiratória: 20 irpm controlada pelo respirador com FiO2: 100%, Sat O2: 84%, taquicárdico, FC: 140 bpm, pulso filiforme, chocado, Pressão Arterial Média (PAM): 40 mmHg, perfusão tissular diminuída, cianose de extremidades, hipotérmico: Temperatura de 35°C, oligúrico. 

Ao ser avaliado pelo profissional enfermeiro, considerando a importância da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) e o Processo de Enfermagem (PE), sinalizar o Diagnóstico de Enfermagem mais compatível com a condição clínica do paciente:

A cardiopatia congênita muitas vezes consiste em defeitos estruturais que existem por ocasião do nascimento, mas não são detectados. Até recentemente, as mulheres com cardiopatia congênita não viviam o suficiente para ter filhos. Atualmente, graças às novas técnicas cirúrgicas para corrigir esses defeitos, muitas dessas mulheres conseguem levar uma gestação a termo com um risco relativamente baixo quando é fornecido aconselhamento apropriado e ótimos cuidados. Considerando-se as cardiopatias congênitas que afetam a gestação, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:

___________________ é um defeito congênito envolvendo quatro anomalias estruturais: obstrução do fluxo pulmonar; defeito do septo interventricular; dextroposição da aorta e hipertrofia do ventrículo direito.

#Questão 917986 - Enfermagem, Doenças Cardiovasculares, UNIFASE - RJ, 2023, UNIFASE - RJ, 2023 - UNIFASE - RJ - Residência Multiprofissional em Atenção Básica - Enfermagem

USE O CASO ABAIXO PARA RESPONDER A PRÓXIMA QUESTÃO:

Julio Macedo, 52 anos, casado, tabagista, sedentário, atualmente trabalhando como porteiro em um prédio próximo à Unidade de Saúde da Família, iniciou um quadro de cefaléia, dor na nuca, lipotímia esporádica e mal estar. Ao ser acolhido como demanda espontânea na ESF, foi atendido pelo médico e após três aferições da pressão arterial na USF, com intervalo de uma semana entre cada uma delas, foi diagnosticado com hipertensão. Os exames foram solicitados pelo médico e, na consulta seguinte, com o enfermeiro, além das demais avaliações preconizadas pelo Ministério da Saúde, foi realizada a estratificação de risco cardiovascular segundo o escore de Framinghan. Foi evidenciado na última consulta um Índice de Massa Corporal de 29 kg/m2. Além disso, Júlio declarou estar com o tratamento para Diabetes mellitus do tipo 2 interrompido há dois meses. A enfermeira procedeu com as orientações adequadas e com as etapas da consulta de enfermagem.


Uma vez que o paciente tenha sido classificado como risco moderado de evento cardiovascular nos próximos dez anos, qual seria a periodicidade de consultas médicas e de enfermagem sugerida para esse paciente? 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis