Questões sobre Diabetes Mellitus

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Diabetes Mellitus

O Diabetes Melito Gestacional (DMG) é definido como uma intolerância a carboidratos, de gravidade variável. Há dois tipos de hiperglicemia que podem ser identificadas na gestação: o Diabetes Melito Diagnosticado na Gestação (DMDG) e o Diabetes Melito Gestacional (DMG). Assinale a alternativa que corresponde à primeira escolha de tratamento em situação de DMG.

O termo “diabetes mellitus” (DM) refere-se a um transtorno metabólico de etiologias heterogêneas, caracterizado por hiperglicemia e distúrbios no metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras, resultantes de defeitos da secreção e/ou da ação da insulina. Sobre a temática, assinale a alternativa CORRETA. 

As complicações agudas mais comuns da diabetes melito são a hipoglicemia, a cetoacidose e o coma hiperosmolar. Porém, a doença também pode apresentar complicações crônicas devido à sua evolução, seja pelo curso natural da doença ou por má adesão ao tratamento, que inclui terapêutica medicamentosa e adaptações de rotina alimentar. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma complicação crônica causada pela doença diabetes melito.

A diabetes melito é uma doença crônica causada pela não produção, pela produção insuficiente ou pela má absorção do hormônio que regula a glicose no sangue, garantindo energia para o funcionamento do organismo. Esse hormônio, que é produzido no pâncreas e tem a função de quebrar as moléculas de glicose é chamado de: 

#Questão 914887 - Enfermagem, Diabetes Mellitus, UFMG, 2023, UFMG, 2023 - UFMG - Enfermeiro

O diabetes mellitus (DM) é uma condição crônica que vem crescendo no mundo, totalizando atualmente 463 milhões de pessoas afetadas pela enfermidade. Destaca-se como um dos principais problemas mundiais de saúde pública, pelo rápido aumento da prevalência e pela elevada taxa de morbimortalidade. O Brasil ocupa o 5º lugar entre os países que mais apresentam casos de DM no mundo (16,8 milhões de pessoas) e prevalência de 10,4% da população na faixa etária de 20 anos a 79 anos. Estima-se que até 2045 esse número aumente para 26 milhões de pessoas.
SOUZA, A. L. V. et al. Consulta e enfermagem no acompanhamento das pessoas com diabetes mellitus tipo 2 na atenção primária em saúde. São Paulo: Sociedade Brasileira de Diabetes, 2022.

Sobre o DM, assinale (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as afirmativas FALSAS.
( ) O DM tipo 2 tem etiologia multifatorial relacionada à urbanização, à transição epidemiológica de condições agudas para crônicas, a mudanças nos hábitos alimentares e no estilo de vida, ao sedentarismo, ao excesso de peso, ao envelhecimento populacional e à sobrevida das pessoas.
( ) São recomendados sete comportamentos de autocuidado em DM: efetuar enfrentamento saudável, ter alimentação saudável, ser ativo, tomar medicamentos, efetuar monitoramento, reduzir riscos e ter foco na resolução de problemas.
( ) O processo de enfermagem favorece a sistematização da consulta de enfermagem, visando à total liberdade do enfermeiro para tomar a decisão que quiser.
( ) Sobre o diagnóstico de enfermagem “Risco de úlcera de pé diabético”, o enfermeiro pode prescrever: realizar higiene dos pés com água quente e sabão, usar lixas, hidratar todo o pé após o banho, cortar as unhas e remover cantos e cutículas, usar produtos químicos e abrasivos para calosidades.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis