Questões sobre Diabetes Mellitus

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Diabetes Mellitus

De acordo com as Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes, um dos critérios laboratoriais para o estabelecimento do diagnóstico de pré-diabetes é uma glicemia em jejum entre

A diabetes mellitus é uma doença crônica caracterizada pela hiperglicemia resultante de eventos patológicos na produção, secreção ou ação da insulina. Sua complexidade envolve alterações metabólicas que afetam vários órgãos e sistemas do corpo, incluindo o sistema cardiovascular, renal, nervoso e ocular. Tem classificação que abrange tipos diferentes, sendo os mais comuns o tipo 1, o tipo 2 e diabetes gestacional. A evolução da diabetes pode resultar em complicações agudas, como a cetoacidose diabética e o estado hiperosmolar hiperglicêmico, bem como complicações crônicas, como retinopatia, nefropatia, neuropatia e doenças cardiovasculares.
Além disso, o controle glicêmico adequado é fundamental para a prevenção de complicações, sendo essencial a adoção de estratégias terapêuticas que envolvem educação do paciente, monitorização glicêmica regular, uso de medicamentos, prática de atividades físicas e controle da alimentação. A abordagem multiprofissional é de extrema importância, envolvendo enfermeiros, médicos, nutricionistas e outros profissionais da saúde na gestão do cuidado.
Considerando os aspectos fisiopatológicos e terapêuticos da diabetes mellitus, avalie as afirmativas a seguir:
I- A diabetes tipo 1 é caracterizada pela produção insuficiente de insulina devido à destruição autoimune das células beta do pâncreas, o que leva à necessidade de terapia com insulina exógena.
II- A principal causa de hipoglicemia em pacientes com diabetes tipo 2 é a resistência à insulina, que dificulta a captação de glicose nas células, resultando em níveis elevados de glicose no sangue.
III- A educação em saúde, visando ao autocuidado, ao monitoramento glicêmico, à prática de exercícios e ao controle da alimentação, é um componente essencial no tratamento.
IV- A neuropatia diabética é uma complicação comum da diabetes mellitus, sendo a perda da sensibilidade nos pés uma característica importante da condição.
V- O controle da diabetes mellitus tipo 2 pode ser realizado apenas com mudanças no estilo de vida, sendo a medicação necessária em casos de complicações graves.

Estão CORRETAS as afirmativas

O rastreamento inicial para diabetes melittus tipo 2 (DM2) de A.A., 42 anos, sexo feminino, confirmou que a usuária era portadora de pré-diabetes. Frente a essa situação, o enfermeiro fez as orientações pertinentes sobre modifi cações no estilo de vida (MEV) e esclareceu que, atual mente, caso a usuária não apresente sinais e sintomas da doença, é recomendado realizar novo rastreamento para DM2 em

R.F., 54 anos, sexo masculino, foi diagnosticado recentemente com diabete mellitus tipo 2, e o tratamento prescrito pelo médico compreende, entre outros itens, a ingestão diária de metformina. Ao realizar a consulta de enfermagem para avaliação e acompanhamento da adaptação de R.F. à sua nova condição, o enfermeiro deve investigar a ocorrência de efeitos colaterais do medicamento, tais como,

M.A., 42 anos, compareceu à unidade básica de saúde (UBS) para consulta de enfermagem de pré- -natal. Relatou ao enfermeiro que já não sentia enjoos, mas ainda sentia muito sono. Ao analisar os exames laboratoriais realizados pela gestante, recentemente, o enfermeiro constatou glicemia de jejum = 130 mg/dL. Frente a essa situação, é correto afirmar que se trata de um caso

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis