Questões sobre Assistência de Enfermagem em Feridas e Curativos

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Assistência de Enfermagem em Feridas e Curativos

As úlceras de pressão representam um desafio significativo no manejo de pacientes acamados, especialmente aqueles com mobilidade reduzida, sendo necessárias estratégias complexas de prevenção baseadas em múltiplos fatores de risco. Considerando as melhores práticas no cuidado desses pacientes, qual das alternativas a seguir oferece a abordagem mais completa e adequada para a prevenção de úlceras de pressão?

O tratamento de feridas é parte essencial do processo de trabalho da enfermagem. Acerca do assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
(__)Tratamento com Ácidos Graxos essenciais (AGE) é indicado para feridas com tecido necrótico e exsudativas.
(__)Tratamento com Hidrogel com alginato é indicado para lesões neoplásicas; feridas muito exsudativas e infectadas.
(__)Tratamento com Clorexidina alcóolica 0,5% é indicado para inserção de drenos ou cateteres.
(__)Tratamento com Colagenase pomada é indicada exclusivamente nas feridas com tecido necrótico (liquefação e coagulação).

A sequência está correta em:

Atualmente os dados epidemiológicos, assim como a etiologia e patogenia da ferida, têm demandado esforços pela busca de melhores cuidados e avanços no desenvolvimento de novas tecnologias de prevenção e tratamento. No entanto, não raro, ainda se observam intervenções empíricas, baseadas em crenças e velhos hábitos. Segundo a Associação Brasileira de Estomaterapia, feridas representam a perda da integridade da pele (ferimento) por causas externas (traumas ou cirurgias) ou por causas internas ou endógenas, relacionadas a doenças facilitadoras ou causadoras da ferida. As feridas podem ser classificadas como simples, quando o tempo e as fases de cicatrização acontecem de maneira ordenada e de acordo com um tempo previsto para o tipo e extensão da lesão; ou complexas, quando não respondem ao tratamento adequado de acordo com a etiologia (fator causal) por complicações metabólicas ou fisiológicas. As feridas são classificadas segundo diversos parâmetros que auxiliam no diagnóstico, evolução e definição do tipo de tratamento.

Associe a segunda coluna de acordo com a primeira, que relacionam a classificação das feridas com sua respectiva característica da fase:

Primeira coluna: classificação das feridas
1.Cirúrgicas 2.Traumáticas 3.Ulcerativas 4.Limpa 5.Contaminada 6.Infectada

Segunda coluna: características da fase
(__)Lesão gerada em condições assépticas e que está isenta de microrganismos.

(__)Lesão provocada acidentalmente por agentes: mecânicos (como um prego, espinho ou por pancadas); físicos (como temperatura, pressão, eletricidade); químicos (ácidos ou soda cáustica, por exemplo); biológicos (contato com animais ou penetração de parasitas). 

(__)Lesão gerada por instrumentos cirúrgicos, com finalidade terapêutica, podem ser: incisivas (perda mínima de tecido) ou excisivas (remoção de áreas de pele).

(__)Lesão com tempo superior a 6 horas entre o trauma e o atendimento, com presença de contaminantes, mas sem processo infeccioso local.

(__)Lesão escavada, circunscrita, com profundidade variável, podendo atingir desde camadas superficiais da pele até músculos.

(__)Presença de agente infeccioso local e lesão com evidência de intensa reação inflamatória e destruição de tecidos.



Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

A lesão por pressão (LP) é um dano localizado na pele e/ou nos tecidos moles subjacentes, geralmente sobre uma proeminência óssea ou relacionada ao uso de dispositivo médico que ocorre como resultado da pressão intensa e/ou prolongada, em combinação com o cisalhamento. A escala que auxilia na avaliação clínica realizada pelo enfermeiro, bem como norteia o julgamento clínico e a tomada de decisões, contribuindo para a criação de um plano de cuidados individualizado para cada paciente é? 

O manejo adequado das feridas é fundamental para promover uma cicatrização eficiente e prevenir complicações. O tratamento de feridas deve ser individualizado, levando em consideração fatores como o tipo de lesão, os microambientes úmidos, a presença de infecção e de tecidos desvitalizados, as condições clínicas do paciente e os recursos disponíveis. A escolha da terapia e dos materiais adequados, assim como o acompanhamento constante, são essenciais para a eficácia do tratamento.

Analise as afirmativas a seguir sobre o cuidado de feridas:
I- O uso de curativos específicos deve ser determinado conforme o tipo de ferida e as características das secreções apresentadas.
II- A avaliação das condições clínicas do paciente, mediante processo de enfermagem, é um fator determinante para o sucesso no tratamento da ferida.
III- A ferida com alto grau de exsudato exige curativos que promovam a absorção e a manutenção de um ambiente úmido favorável à cicatrização.
IV- A troca de curativos deve ser feita de acordo com o tempo estimado de cicatrização, independentemente da avaliação do estado da ferida.
V- O controle da infecção na ferida requer a escolha adequada de soluções e administração de antibióticos, conforme a cultura realizada.

Estão CORRETAS as afirmativas 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis