Questões de Enfermagem do ano 2025

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Enfermagem do ano 2025

Sobre a Lei nº 8.142/1990, assinale a alternativa correta.

Por meio da implantação/implementação de medidas que contemplem a avaliação de risco do paciente, a prevenção de queda visa reduzir a ocorrência de quedas de pacientes, e os danos delas decorrentes, nos pontos de assistência. Sobre o tema, é INCORRETO afirmar que:

Sobre a realização da passagem de sonda nasogástrica e nasoentérica, analise as assertivas abaixo:

I. Observar se o paciente apresenta tosse, se tem dificuldade respiratória, cianose ou agitação, que podem ser manifestações de um desvio da sonda para as vias aéreas.
II. Para verificar a eficácia do procedimento, o teste ideal, de primeira escolha, é através da introdução de 20 ml de ar através da sonda e auscultar com estetoscópio, logo abaixo do apêndice xifoide (deve-se auscultar um ruído, indicando que a extremidade da sonda está no estômago e está pérvia).
III. Em caso de dieta intermitente, deve-se lavar a sonda com 10 ml de água antes da administração de medicamentos e dietas, para eliminar os resíduos de gordura e dieta que podem obstruir a luz da sonda.

Quais estão corretas?

Sobre a Política Nacional de Humanização (PNH), analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Busca a redução de filas e do tempo de espera, com ampliação do acesso e implantação de modelo de atenção com responsabilização e vínculo.
( ) São princípios do Humaniza SUS, a transversalidade, a indissociabilidade entre atenção e gestão, protagonismo, corresponsabilidade e autonomia dos sujeitos e coletivos.
( ) O acolhimento é uma diretriz da PNH que independe de local, hora ou profissional específico para fazê-lo, pois faz parte de todos os encontros do serviço de saúde, trata-se de uma postura ética.
( ) A PNH tem como uma de suas diretrizes a valorização da ambiência, com organização de espaços saudáveis e acolhedores de trabalho.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

O papel gerencial do enfermeiro torna-se necessário e indispensável para garantir o desenvolvimento do trabalho coletivo, centrado na assistência ao paciente e em suas necessidades. Analise as assertivas abaixo a respeito da administração e gestão dos serviços de saúde:

I. A educação permanente consiste em uma estratégia essencial às transformações do trabalho, pois estimula o pensamento e a atuação crítica, reflexiva, comprometida, a construção coletiva do planejamento da assistência e, principalmente, o incentivo ao crescimento pessoal e da equipe de trabalho.  
II. Uma das competências gerenciais do enfermeiro é a tomada de decisão, vista como eixo central de suas ações no processo de trabalho, a qual deve ser aplicada com conhecimento, responsabilidade e consciência.
III. A Metodologia da Problematização (MP) auxilia no desenvolvimento do aprendizado e contribui para o pensamento crítico-reflexivo na tomada de decisão do enfermeiro.

Quais estão corretas?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis