Questões de Enfermagem do ano 2025

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Enfermagem do ano 2025

No contexto do gerenciamento de enfermagem em serviços de saúde, a avaliação da qualidade nos processos de trabalho é essencial para a melhoria contínua dos resultados assistenciais. Entre os métodos utilizados para essa avaliação, a auditoria operacional poderá ser aplicada para: 

#Questão 1129752 - Enfermagem, Fisiologia, Instituto Consulplan, 2025, TJ/RO, Analista Judiciário - Enfermeiro

Durante a avaliação neurológica de um paciente com dor no pescoço e sinais de lesão nervosa, o enfermeiro observa ptose, miose e ausência de sudorese na metade do rosto. O sinal clínico associado a tal combinação de sintomas é o sinal de:

Homem, 35 anos, previamente saudável, é levado ao pronto-socorro após episódio de vômitos persistentes por três dias. Ele apresenta fadiga intensa, tontura e câimbras. Ao exame físico, está desidratado, com mucosas secas e hipotensão ortostática.



Exames laboratoriais:



Gasometria arterial:


• Potencial hidrogeniônico (pH): 7,50.


• Pressão parcial de oxigênio (PO₂): 92 mmHg.


• Pressão parcial de dióxido de carbono (pCO₂): 46 mmHg.


• Concentração de bicarbonato (HCO₃⁻): 34 mEq/L.


• Excesso de base (BE): +8 mEq/L.



Eletrolíticos:



• Sódio: 138 mEq/L.


• Potássio: 2,9 mEq/L.


• Cloro: 92 mEq/L.



Outros exames:



• Creatinina: 1,2 mg/dL.


• Glicemia: 90 mg/dL.



Com base nos achados laboratoriais, qual é o distúrbio ácido-básico predominante no paciente?

Homem, 55 anos, hipertenso e fumante, chega ao pronto-socorro com queixa de dor torácica opressiva, irradiando para o braço esquerdo, associada à sudorese intensa e náuseas. A dor iniciou há uma hora e persiste. No exame físico, apresenta pressão arterial de 160 x 90 mmHg, frequência cardíaca de 110 bpm, frequência respiratória de 18 irpm e saturação de oxigênio de 91% em ar ambiente. O eletrocardiograma (ECG) evidencia supradesnivelamento do segmento ST de 2 mm em V2 e V3, além de 1,5 mm em V4. Como parte da equipe multiprofissional, quais são as condutas prioritárias de enfermagem diante desse quadro clínico?

A taxonomia de enfermagem se refere a um sistema organizado que classifica os diagnósticos, as intervenções e os resultados de enfermagem, auxiliando os profissionais na realização de julgamentos e decisões sobre o cuidado a seus pacientes. A taxonomia de enfermagem NANDA-I (North American Nursing Diagnosis Association International) classifica os diagnósticos de enfermagem de acordo com diferentes domínios e classes. Considerando tal taxonomia, assinale a afirmativa correta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis