Questões de Enfermagem do ano 2025

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Enfermagem do ano 2025

#Questão 1103636 - Enfermagem, Imunização, VUNESP, 2025, Prefeitura de Presidente Prudente - SP, Auxiliar de Enfermagem - Saúde da Família

Durante uma campanha de vacinação de bloqueio contra o sarampo, a equipe de saúde identifica uma criança de 7 meses que pode ser vacinada com a vacina tríplice viral.

O auxiliar de enfermagem deve adotar, ao vacinar essa criança, considerando as recomendações do Programa Nacional de Imunização, a seguinte conduta:

#Questão 1103637 - Enfermagem, Imunização, VUNESP, 2025, Prefeitura de Presidente Prudente - SP, Auxiliar de Enfermagem - Saúde da Família

Durante a triagem para vacinação, o auxiliar de enfermagem avalia um bebê de 2 meses para administração da vacina rotavírus humano G1P[8].

A prática mais adequada, conforme o calendário de vacinação para o estado de São Paulo, é:

#Questão 1103638 - Enfermagem, Imunização, VUNESP, 2025, Prefeitura de Presidente Prudente - SP, Auxiliar de Enfermagem - Saúde da Família

No Programa Nacional de Imunização (PNI), é importante seguir orientações específicas para grupos com restrições ao uso de vacinas de vírus vivo atenuado. Ao ler as recomendações a seguir, Joaquim, o auxiliar de enfermagem, precisa tomar uma decisão para orientar e vacinar a gestante Thaís, que procurou o serviço solicitando a vacina contra a febre amarela.

CONTRAINDICAÇÕES ESPECÍFICAS ÀS VACINAS DE MICRORGANISMOS VIVOS ATENUADOS

• Imunodeficiência congênita ou adquirida;
• Gravidez;
• Uso de corticoides em doses imunossupressoras. (é considerada imunossupressora a dose superior a 2 mg/ kg/dia de prednisona ou equivalente para crianças e acima de 20 mg/dia para adultos por tempo superior a 14 dias. Doses inferiores às citadas, mesmo por período prolongado, não constituem contraindicação. O uso de corticoides por via inalatória ou tópicos ou em esquemas de altas doses em curta duração (menor do que 14 dias) não constitui contraindicação de vacinação);
• Após uso de imunoglobulina, sangue e derivados, a vacinação deverá ser adiada por um período de 3 a 7 meses devido ao possível prejuízo na resposta imunológica.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente o protocolo que Joaquim deve seguir.

Durante o preparo para a administração de uma injeção intramuscular (IM) em um paciente adulto, o auxiliar de enfermagem considera qual músculo utilizar e lembra-se das melhores práticas sobre segurança do procedimento, presença de vasos e nervos importantes nas possíveis regiões de aplicação.

A melhor escolha para a administração da medicação é:

Ana, uma criança de 2 anos, foi trazida ao serviço de saúde pela mãe, que relatou episódios frequentes de diarreia e sinais de irritação. A equipe de enfermagem decide iniciar a Terapia de Reidratação Oral (TRO) para prevenir a desidratação e monitorar os sintomas. Durante a execução do procedimento, o auxiliar de enfermagem observa que Ana está inquieta, bebe avidamente a solução de reidratação oral e apresenta olhos fundos e pele com retorno lento ao estado normal após ser pinçada (sinal da prega cutânea).

Qual das ações a seguir é a mais adequada para o auxiliar de enfermagem realizar no acompanhamento de Ana?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis