Questões de Enfermagem do ano 2009

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Enfermagem do ano 2009

             Uma mulher com 28 anos de idade, que trabalha no setor administrativo de uma clínica particular como digitadora, procurou o serviço médico ambulatorial com queixas de dores nas mãos e nos punhos. Refere que iniciou o trabalho de digitadora há dois anos e que, progressivamente, percebeu formigamento nas pontas dos dedos acompanhado de dores, inicialmente no braço direito e depois no esquerdo. Diz que trabalha três horas seguidas, pois é a única funcionária encarregada de digitar os laudos de exames e que a doença tem afetado suas atividades pessoais do dia-a-dia, como vestir-se ou arrumar-se. No exame físico, a paciente tinha índice de massa corporal dentro da normalidade, pele íntegra, turgor presente. Sinais vitais: PA 120 mmHg × 80 mmHg, 98 batimentos cardíacos por minuto, 22 movimentos respiratórios por minuto e temperatura corporal de 36,4 ºC. Abdome plano e indolor à palpação. Ausência de lesão de pele nos membros superiores e inferiores. Tem dificuldade de movimentação para abrir e fechar as mãos e para segurar um objeto. Apresenta edema discreto nos membros superiores e relata ausência de doenças crônicas ou sistêmicas, com membros inferiores sem anormalidades. O diagnóstico médico foi de distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho (DORT).

 

Considerando a situação clínica apresentada e os cuidados de enfermagem nessa situação, assinale a opção correta.

Uma mulher de 33 anos de idade e com diagnóstico de lúpus eritematoso sistêmico internou-se com problemas de recidiva da doença. Apresenta fadiga, artralgia, lesões mucocutâneas, alopecia e febre. No âmbito das manifestações gastrintestinais, há queixas de dificuldades de deglutição. Está com dificuldades de dormir e refere labilidade emocional. Diz estar triste com as mudanças no corpo e teme que seu namorado a abandone por isso.  

No caso clínico clínico acima apresentado, deve-se

I administrar os medicamentos prescritos para aliviar a dor e para tratar as manifestações clínicas, devendo ser usados os anti-inflamatórios, corticosteroides e antimaláricos.

II permitir banhos de sol diários para melhora das lesões cutâneas e da alopecia.

III verificar os sinais vitais, com atenção especial à temperatura.

IV fornecer oportunidades para a paciente verbalizar os sentimentos.

V proporcionar interação com outros pacientes que enfrentem dificuldades semelhantes, a fim de compartilhar as dificuldades e obter apoio.

A quantidade de itens certos é igual a

#Questão 361566 - Enfermagem, Geral, FCC, 2009, TRT 7ª, Técnico Judiciário

Um cliente submetido à cirurgia de revascularização do miocárdio, há 3 meses, apresenta dor precordial, dispnéia e náuseas. Nessa situação, os cuidados pertinentes são:

#Questão 361568 - Enfermagem, Geral, FCC, 2009, TRT 7ª, Técnico Judiciário

Os cinco sinais vitais incluem pressão arterial, pulso, respiração, temperatura e

#Questão 361570 - Enfermagem, Geral, FCC, 2009, TRT 7ª, Técnico Judiciário

A utilização de sonda de Foley de três vias na sondagem vesical de demora é realizada com o intuito de promover, especificamente,

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis