Questões de Enfermagem do ano 2006

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Enfermagem do ano 2006

Uma mulher, com 62 anos de idade, deu entrada em um pronto-socorro com história de cefaléia intensa há dois dias. A filha, que a acompanhava, relatou que, três horas antes, a paciente iniciara quadro de dificuldade em deambular, fraqueza da face, do braço e da perna, no lado esquerdo do corpo, bem como dificuldade em expressar a linguagem. O exame clínico revelou paciente consciente, sonolenta, com hemiparesia à esquerda, disfagia e incapacidade em formar palavras compreensíveis. O diagnóstico médico inicial foi de acidente vascular cerebral isquêmico (AVCI).

Diante da situação hipotética apresentada, julgue os itens que se seguem.

Deve-se considerar a necessidade de se estabelecerem medidas terapêuticas e de enfermagem imediatas, a fim de se garantir um bom prognóstico à paciente.

Um empregado de uma empresa de esterilização e lavagem de materiais acidentou-se com uma lâmina de bisturi no manuseio desse instrumento, o que provocou-lhe a amputação de um artelho da mão direita. A empresa conta com profissional de enfermagem do trabalho, o qual prestou os primeiros socorros à vítima.

Diante da situação hipotética apresentada e considerando os primeiros socorros a serem prestados ao empregado acidentado, julgue os itens seguintes.

Nos primeiros cuidados, não é necessário o uso de luvas de látex de proteção pelo socorrista, visto que se trata de uma situação de primeiro atendimento.

Um empregado de uma empresa de esterilização e lavagem de materiais acidentou-se com uma lâmina de bisturi no manuseio desse instrumento, o que provocou-lhe a amputação de um artelho da mão direita. A empresa conta com profissional de enfermagem do trabalho, o qual prestou os primeiros socorros à vítima.

Diante da situação hipotética apresentada e considerando os primeiros socorros a serem prestados ao empregado acidentado, julgue os itens seguintes.

Após o controle do sangramento, deve-se aplicar um curativo que cubra toda a superfície da ferida, utilizando-se material esterilizado ou limpo, o qual deve permanecer no local do ferimento até que seja removido, preferencialmente, em um serviço de saúde.

#Questão 360078 - Enfermagem, Epidemiologia, FCC, 2006, TRE SP, Analista Judiciário

A curva de Nelson de Moraes é um indicador da qualidade de saúde que permite verificar mortalidades proporcionais de 5 (cinco) grupos etários.

O gráfico mostra as curvas brasileiras nos anos 1980 e 1996. Ao analisá-lo, é correto afirmar que houve, neste período:

I. Aumento considerável nas taxas de mortalidade infantil e na faixa etária acima de 49 anos.

II. Diminuição na taxa de mortalidade nas faixas etárias de 5-19 anos e acima de 49 anos.

III. Aumento da expectativa de vida, com a elevação da taxa de mortalidade em idades mais avançadas.

É correto o que consta APENAS em

Os indicadores de saúde, além do caráter inerente de diagnóstico de uma situação existente, também têm o caráter prognóstico, uma vez que permitem presumir o que é provável suceder no futuro. Acerca desse tema, julgue os itens subseqüentes.

A mortalidade é um dos mais antigos indicadores utilizados em avaliações de saúde coletiva e, ainda hoje, um dos mais empregados.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis