Questões de Educação Física da UniRV - GO

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Educação Física da UniRV - GO

#Questão 914185 - Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, UniRV - GO, 2023, Prefeitura de Rio Verde - GO, Professor de Educação Básica II (PEB II) – Educação Física

Moreira e Nista-Piccolo (2009) problematizam o trabalho didático do componente curricular Educação Física, a partir dos conteúdos: factuais, conceituais, procedimentais e atitudinais. Nesse sentido, leia atentamente as assertivas abaixo:
I - Os conteúdos factuais representam o conjunto de informações referentes a determinado conhecimento, que foi construído e ressignificado ao longo do tempo por diferentes culturas, sendo considerados universais quando analisados à luz da modernidade. II - Os conteúdos conceituais reforçam a importância do conteúdo científico em detrimento do acervo cultural dos alunos. III - Os conteúdos procedimentais podem ser denominados de destrezas, técnicas ou estratégias, já que todos esses termos fazem alusão às características apontadas como definitórias de um procedimento. IV - Os conteúdos atitudinais possuem três elementos básicos que devem ser desenvolvidos por meio das aulas, sendo os componentes: cognitivo, afetivo e conduta. V - O professor torna-se elemento central no campo didático do trabalho com os conteúdos factuais, conceituais, procedimentais e atitudinais, posto que ele detém os saberes a serem transmitidos aos alunos no desenvolvimento desses conteúdos.
     Com base nas assertivas acima, pode-se inferir que: 

De acordo com o Coletivo de Autores (2012), as décadas de 1970 e 1980 marcam o surgimento dos movimentos renovadores da Educação Física no Brasil. Dentre eles, o movimento humanista, que se caracteriza pela presença de princípios filosóficos em torno do ser humano, sua identidade e valor, tendo como fundamento os limites e interesses do homem. Os princípios veiculados pela Pedagogia Humanista deslocam a propriedade dada ao produto para o processo de ensino, assim sendo, o conteúdo passa a ser muito mais instrumento para promover relações interpessoais e facilitar o desenvolvimento da natureza da criança.      Relacionando-se aos princípios humanistas, surge uma tendência que se caracteriza como movimento alternativo ao esporte de rendimento, a qual pode ser representada pelo seguinte movimento:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis