Questões de Educação Física da UFSC

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Listagem de Questões de Educação Física da UFSC

#Questão 345807 - Educação Física, Geral, UFSC, 2012, SES/SC, Professor de Educação Física

Estudos têm mostrado que a atividade física se configura como um fator positivo no combate às doenças crônico-degenerativas, apresentando forte relação com os demais fatores de risco predisponentes dessas doenças. Numere a coluna 2 identificando as implicações orgânicas e os exercícios físicos em relação às doenças crônico-degenerativas e os fatores de risco encontrados na coluna 1.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

#Questão 345809 - Educação Física, Geral, UFSC, 2012, SES/SC, Professor de Educação Física

Considerando que o comportamento reflexo infantil pode ser usado como ferramenta de diagnóstico efetivo para avaliação da integridade do sistema nervoso central, analise as afirmativas a seguir.

I - O crescente controle cortical permite ao neonato normal erguer sua cabeça da posição prostrada.

II - A completa ausência de um reflexo é usualmente menos significativa do que um reflexo que perdure por tempo demasiado.

III - Um reflexo que provoque reação mais forte em um lado do corpo do que no outro pode indicar disfunção do sistema nervoso central.

IV - O reflexo de Moro está presente do nascimento até os dois anos de idade, sendo posteriormente substituído pelo reflexo de choque.

V - O reflexo de Babinski é provocado por um choque na sola do pé do bebê, estando presente a partir do quarto mês de vida.

Assinale a alternativa CORRETA.

#Questão 345810 - Educação Física, Geral, UFSC, 2012, SES/SC, Professor de Educação Física

Os eventos esportivos podem ser classificados de acordo com os seguintes critérios: categoria, área de interesse e tipo. Numere a coluna 2 identificando as subdivisões dos critérios para a elaboração de eventos esportivos apresentados na coluna 1.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

#Questão 345814 - Educação Física, Geral, UFSC, 2012, SES/SC, Professor de Educação Física

A Educação Física Adaptada é uma área da Educação Física que tem como objeto de estudo a motricidade humana para as pessoas com necessidades educativas especiais. Identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas em relação à Educação Física Adaptada.

( ) A Educação Física Adaptada para portadores de deficiência não se diferencia da Educação Física em seus conteúdos, mas compreende técnicas, métodos e formas de organização que podem ser aplicados ao indivíduo deficiente.

( ) Todo programa de Educação Física deve conter desafios para todos os alunos, permitir a sua participação, respeitar suas limitações, promover sua autonomia e enfatizar a competição.

( ) A realização de atividades com crianças, principalmente aquelas que envolvem jogos, deve ter um caráter lúdico e favorecer situações em que a criança aprenda a lidar com seus fracassos e seus êxitos.

( ) Ao analisar a capacidade motora dos alunos portadores de deficiências, o professor de Educação Física deve também considerar a atuação das habilidades cognitivas deles durante todo o processo.

( ) Alunos com lesão medular e usuários de cadeira de rodas com disreflexia ou hiperreflexia autonômica não devem participar das aulas de Educação Física.

 Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

#Questão 345815 - Educação Física, Geral, UFSC, 2012, SES/SC, Professor de Educação Física

Leia o texto abaixo e analise as afirmativas que seguem. “Muitas sociedades em todo o mundo são caracterizadas pela insatisfação crescente, estresse, tédio, falta de atividade física, falta de criatividade e alienação na vida cotidiana das pessoas. Todas essas características podem ser aliviadas pela participação em atividades de lazer” (Carta internacional de educação para o lazer, 1993). Assim, a recreação tem sido abordada como um composto predominante do lazer preenchendo de maneira significativa o tempo livre do indivíduo durante o transcorrer da vida.

I - A recreação deve ser encarada pelo praticante como um fim em si mesma sem que se esperem benefícios ou resultados específicos.

II - O lazer deve ser vivenciado com a preocupação de um bom desempenho nas atividades praticadas.

III - A recreação/atividade deve ser escolhida livremente e praticada espontaneamente, segundo o interesse próprio e não pela imposição do outro.

IV - A constituição do campo do lazer surgiu na segunda metade do século XIX devido à preocupação com a ocupação saudável e produtiva do tempo livre.

V - O lazer não é considerado um direito social, pois não consta na Constituição brasileira de 1988.

Assinale a alternativa CORRETA.

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