Questões de Educação Física da FUNDATEC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Educação Física da FUNDATEC

“A educação física começa a enxergar a integralidade do ser humano e a necessidade de trabalhar valores como a solidariedade, a liberdade responsável e a cooperação” (CORREIA, 2006). Sobre isso, analise as assertivas abaixo sobre os jogos cooperativos:
I. A cooperação na educação vai muito além dos jogos cooperativos (BROWN, 1995, p. 20). É preciso fazer o aluno perceber, nas estruturas cooperativas encontradas e vividas nos jogos cooperativos, uma relação contextualizada com o seu trabalho, a sua atuação e a sua vida, numa sociedade marcada pela competitividade do capitalismo. II. É preciso entender os jogos cooperativos como um exercício de anuência à competição, à dominação, às injustiças e às desigualdades nas relações sociais a que as pessoas estão submetidas na sociedade dita civilizada. III. Salvador e Trotte (2001), entendendo a realidade social baseada na divisão de classes com objetivos diferentes e antagônicos, buscaram reestruturar suas práticas pedagógicas com um projeto que pudesse interferir nesse contexto. Elegeram os jogos cooperativos como atividade para oferecer aos alunos experiências e mudanças comportamentais em relação ao contexto e à realidade em que viviam. Encontraram nesses jogos uma forma de discutir, nas aulas de educação física, outras formas de relações de poder, de regras, de convivência e de jogo.
Quais estão corretas?

“O Programa Academia da Saúde (PAS), lançado em 2011, é uma estratégia de promoção da saúde e produção do cuidado que funciona com a implantação de espaços públicos conhecidos como polos onde são ofertadas práticas de atividades físicas para população”. Leia as assertivas abaixo, relacionadas com a academia da saúde:

I. Configurar-se como ponto de atenção da Rede de Atenção à Saúde, complementar e potencializador das ações de cuidados individuais e coletivos na Atenção Básica e fortalecer a promoção da saúde como estratégia de produção de saúde são algumas das diretrizes e princípios do Programa Academia da Saúde.
II. O Programa Academia da Saúde não é um serviço isolado. Compõe a rede de atenção à saúde, como componente da Atenção Básica, fazendo parte das linhas de cuidado. Destaca-se a sua maior resolubilidade ao comprometer-se com a articulação intersetorial, buscando a integralidade no cuidado dos usuários do SUS.
III. Práticas corporais e atividades físicas, produção do cuidado e de modos de vida saudáveis e promoção da alimentação saudável são alguns dos eixos para o desenvolvimento das ações do Programa Academia da Saúde.

estão corretas?

“A inatividade física é um dos fatores de risco mais importantes para as doenças crônicas, associadas a dieta inadequada e uso do fumo. É bastante prevalente a inatividade física entre os idosos. O estilo de vida moderno propicia o gasto da maior parte do tempo livre em atividades sedentárias, como, por exemplo, assistir televisão”. Analise as assertivas abaixo relacionadas à atividade física e idosos:

I. Aumento dos quadros álgicos, melhora da postura e do equilíbrio, melhor controle do peso corporal e ampliação do contato social, são alguns dos benefícios que a atividade física e o exercício trazem para a faixa etária dos idosos.
II. Alguns aspectos são facilitadores para a incorporação da prática corporal/atividade física, como o incentivo de amigos e familiares, a procura por companhia ou ocupação, alguns programas específicos de atividade física e, principalmente, a orientação do profissional de saúde estimulando a população idosa a incorporar um estilo de vida mais saudável e ativo.
III. Os exercícios de resistência ou treinamento da força muscular, além de contribuir na diminuição da incidência de quedas, incrementa a densidade óssea. Esse tipo de atividade pode ser concomitante às atividades aeróbicas ou ocorrer em dias intercalados.

Quais estão corretas?

Das alternativas abaixo, qual NÃO é um dos deveres e responsabilidades do profissional de educação física, descrito no código de ética dos profissionais de educação física?

Com relação ao jogo de vôlei, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A equipe pode tocar até três vezes consecutivas na bola, passando-a de um jogador para o outro, para tentar fazer um ponto – o movimento de bloqueio entra na contagem de toques.
( ) Cada posição é numerada de 1 a 6, sendo que os três jogadores perto da rede ocupam as posições 2 (direita), 3 (centro) e 4 (esquerda). Na linha atrás desses jogadores ficam os outros três nas posições 1 (direita), 6 (centro) e 5 (esquerda). Os jogadores devem ficar nesta posição no momento de cada saque e, depois, podem se mover por toda a quadra – o saque sempre é realizado por quem ocupa a posição 5.
( ) Em relação à medida da quadra e da rede, os números ficam assim: a quadra deve medir 18 m de comprimento e 9 m de largura; e a altura da rede varia por gênero, ficando com 2,24 m para os jogos femininos e 2,43 m para os masculinos.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis