Questões de Educação Física da FUNDATEC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Educação Física da FUNDATEC

Quanto maior for a temperatura ambiente, maior a quantidade de calor perdida pelo organismo através da evaporação do suor e menor será a quantidade de calor perdida pelo contato direto da pele com o ambiente. Quanto mais elevada for a umidade relativa e mais intensos os raios solares, maior terá que ser a quantidade de suor produzida para resfriar o atleta. Em climas quentes, úmidos e sem vento, o organismo perde mais água. Quando o sintoma da desidratação aparece, a atividade física deve ser suspensa imediatamente. São sintomas sugestivos da desidratação em atletas, EXCETO:

/202009:47:02 Execução: Fundatec PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA QUESTÃO 37 – São jogos motores sensibilizadores aqueles com ou sem a presença de pessoas com deficiência (física ou sensorial) e que levam os participantes a viverem ludicamente as limitações e a valorizarem as capacidades dessas pessoas. O objetivo principal é sensibilizar os participantes quanto à pessoa com deficiência, fomentar atitudes positivas e solidárias no respeito à diversidade e evitar o surgimento de atitudes negativas ou não integradoras, por meio do aspecto do lúdico e participativo da atividade. Segundo Mercedes Rios Hernandez, isso se torna possível quando os participantes:
I. Tomam consciência da realidade vivenciada por uma pessoa com deficiência. II. Experimentam e vivenciam as limitações – a mobilidade reduzida e a diminuição sensorial e, portanto, percebem as dificuldades com que se defronta a pessoa com deficiência no dia a dia (barreiras arquitetônicas, de comunicação, etc.). III. Desvalorizam as capacidades das pessoas com deficiência.
Quais estão corretas?

São inúmeras as alterações fisiológicas desencadeadas em quase todos os sistemas do corpo pelo treinamento físico. Essas alterações, em geral, são no sentido de promoção da saúde. Tanto o treinamento aeróbico quanto o anaeróbico provocam significativas adaptações estruturais, funcionais e metabólicas sobre as fibras musculares esqueléticas. Em relação aos principais efeitos crônicos sobre as fibras musculares no treinamento aeróbico, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, falsas.
( ) Redução seletiva do tamanho das fibras de abalo lento. ( ) Maior relação numérica entre capilares por fibras. ( ) Falta de aumento na quantidade citoplasmática de mioglobina. ( ) Melhoria na função mitocondrial (aumento do número, tamanho e eficiência). ( ) Diminuição da atividade das enzimas envolvidas com processo oxidativo.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

A educação psicomotora descrita por Nogueira, Carvalho e Pessanha (2007), que pode ser chamada também de educação pelo movimento, tem que estar voltada para o estímulo às habilidades motoras. Sobre elas, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Coordenação global. ( ) Imagem geral. ( ) Esquema corporal. ( ) Coordenação viso-motora. ( ) Atualização visual e auditiva.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

De acordo com Soares, Taffarel e Varjal, a partir de dados obtidos da observação sistemática das aulas de educação física, verificou-se que a avaliação tem sido entendida e tratada, predominantemente, por professores e alunos, para: (a) atender exigências burocráticas expressas em normas da escola; (b) atender à legislação vigente; (c) selecionar alunos para competições e apresentações tanto dentro da escola quanto com outras escolas. A avaliação geralmente é feita pela consideração da presença em aula, execução de gestos _________________, destrezas _______________ e ____________ físicas.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis