Questões de Educação Física da FSADU

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Educação Física da FSADU

#Questão 347560 - Educação Física, Geral, FSADU, 2007, Prefeitura de São Luís - MA, Professor Ensino Fundamental Séries Finais

A Educação Física tem passado por transformações significativas no que se refere ao seu planejamento pedagógico. Dentre as concepções adotadas, o professor que optar pela cultura corporal de movimento, deve contemplar elementos da cultura plural ancorados em:

#Questão 347561 - Educação Física, Geral, FSADU, 2007, Prefeitura de São Luís - MA, Professor Ensino Fundamental Séries Finais

O exercício físico provoca diferentes modificações no organismo dependendo do tipo de exercício, das cargas de volume e das cargas de intensidade. Entre os efeitos que o exercício aeróbio pode provocar, a longo prazo,destacam-se:

#Questão 347564 - Educação Física, Geral, FSADU, 2007, Prefeitura de São Luís - MA, Professor Ensino Fundamental Séries Finais

Uma aluna da 6ª série de uma Escola Municipal de São Luís foi acometida de dengue e solicitou à direção da instituição dispensa das aulas de Educação Física. Qual o procedimento legal a ser adotado?

#Questão 347558 - Educação Física, Geral, FSADU, 2007, Prefeitura de São Luís - MA, Professor Ensino Fundamental Séries Finais

Marque (V) ou (F) nas afirmativas abaixo, conforme sejam verdadeiras ou falsas.

( ) O exercício físico é essencial para o crescimento ósseo em comprimento e, conseqüentemente, para o aumento da estatura da criança.

( ) A compressão intermitente das placas de crescimento, decorrente do peso corporal, e o exercício podem provocar maior mineralização e densidade óssea.

( ) Níveis elevados de força e de potência são impossíveis se a criança não tiver alcançado a maturidade neurológica.

( ) A mielinização de uma grande parte dos nervos motores é completa até a maturidade sexual.

( ) A progressão do movimento imaturo e rudimentar para o movimento preciso, controlado e intencional denomina-se diferenciação.

 A alternativa que apresenta a seqüência CORRETA das respostas é:

#Questão 347563 - Educação Física, Geral, FSADU, 2007, Prefeitura de São Luís - MA, Professor Ensino Fundamental Séries Finais

Como uma prática corporal, a dança pode estar na escola, de acordo com os pressupostos educacionais, e ser adaptada conforme as necessidades e características do contexto escolar. Sobre o conteúdo dança, analise as proposições a seguir.

I. Considerando que a dança pode ser tematizada como conteúdo de educação física escolar para que os alunos possam usá-la como linguagem, visando à articulação de suas próprias idéias, deve-se pôr ênfase nos seguintes aspectos: experimentação, criação e apreciação.

II. Para Laban, o valor educacional da dança pode ser atribuído à universalização das formas de movimento que esta manifestação domina.

III. As danças de rua e as danças folclóricas, apesar de fazerem parte de um conteúdo relevante para a formação dos alunos, não devem ser introduzidas nas aulas de educação física, pois muitos professores não possuem conhecimento adequado desses temas.

IV. Entre as atividades rítmicas e expressivas a serem incluídas nas aulas de Educação Física, os PCN sugerem o resgate de todos os tipos de manifestações folclóricas brasileiras, excluindo-se, no entanto, as danças provenientes de outras culturas.

V. O jogo, o esporte e a dança têm em comum a representação corporal, com características lúdicas de diversas culturas humanas.

É CORRETO o que está contido apenas nas proposições

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis