Questões de Educação Física da COTEC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Educação Física da COTEC

Analise o fragmento a seguir:
“A expressão do movimento é a interpretação da música em forma dinâmica e vigorosa. Sendo assim, percebemos que o que dá valor artístico e funcional à musica são as sensações auditivas, principalmente, para o trabalho de integração e apoio às aulas de Educação Física, Dança, Expressão Corporal, entre outras. O movimento e o corpo são inseparavelmente integrados ao fazer musical. A motivação, o prazer, os aspectos lúdicos do aprendizado passam a ser valorizados e considerados fatores fundamentais na educação”. Fonte: ARTAXO; MONTEIRO, 2008, p. 23.
O conceito aplicável às informações a que o texto se refere é:

Sobre o conteúdo “Jogos e brincadeiras”, analise estas três afirmações:


I - Os jogos e as brincadeiras são ações culturais cuja intencionalidade e curiosidade resultam em um processo lúdico, autônomo e criativo. A natureza desse conteúdo não é discriminatória, pois implica o reconhecimento de si e do outro, traz possibilidades de lidar com os limites como desafios, e não como barreiras.

II - Para viabilizar o jogo, é imprescindível que os alunos conheçam suas regras e significados. Dependendo de quem joga, das condições e dos objetivos do jogo, o grupo tem autonomia para transformar suas regras, acrescentando ou excluindo de acordo com a necessidade.

III - É importante não distinguir jogo como conteúdo específico e jogo como ferramenta auxiliar de ensino, uma vez que os jogos e as brincadeiras devem ser entendidos como um meio para se aprender outra coisa; como no jogo dos “10 passes” quando usado para ensinar retenção coletiva da posse de bola.

IV - Importante oportunizar a vivência de jogos e brincadeiras presentes na memória dos povos indígenas e das comunidades tradicionais, oportunizando o reconhecimento dos seus valores e das formas de viver em diferentes contextos ambientais e socioculturais brasileiros.


Estão CORRETAS apenas as afirmações:

Analise o trecho abaixo:
No estudo da Aprendizagem Motora, é essencial o entendimento de algumas características das habilidades que constituem a sua essência. Inicialmente devemos compreender que o termo habilidade é uma palavra comumente usada e designa uma tarefa com uma finalidade específica a ser atingida; e a denominamos, motora, quando esta diz respeito a uma habilidade que exige movimentos voluntários do corpo e/ou dos membros para atingir o objetivo. Uma característica que descreve a maioria das habilidades motoras é o tipo de grupo de músculos necessários para executar uma habilidade. Os pesquisadores estabeleceram, através da distinção de habilidades baseadas nas dimensões dos grupos de músculos envolvidos na realização de uma ação, um sistema de classificação de habilidades motoras em duas categorias, conhecidas como habilidades motoras: grossa e fina. Fonte: MAGILL, 2000.
A partir das informações contidas no texto, qual das alternativas abaixo se refere a uma habilidade motora fina?

O aprimoramento do desempenho esportivo sempre esteve atrelado às estratégias para minimização da fadiga. De maneira geral, quanto à sua origem, os estudiosos dividem a fadiga como central ou periférica e, a partir dessa divisão, buscam formas para diminuí-la ou retardar seu aparecimento.

Com base no assunto abordado e conhecimentos científicos associados, é CORRETO afirmar:

Em I e II são apresentadas características de programas/projetos/planos desenvolvidos pelo Ministério dos Esportes. Analise-as.

I - “Projeto lançado em setembro de 2012 com o objetivo de colocar o Brasil entre os 10 primeiros países nos Jogos Olímpicos e entre os cinco primeiros nos Jogos Paraolímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.”

II - “Destina-se a formar novas gerações de atletas e estruturar centros de treinamento que atendam desde as equipes principais do alto rendimento até as categorias de base.”

Em relação ao exposto, é CORRETO afirmar:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis