Questões sobre Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento

O músculo reto femoral é um músculo fusiforme, situado na região mediana do quadríceps. É visível na superfície anterior da coxa dos esportistas, com corpo muscular retilíneo e pouco volumoso durante o movimento do membro inferior. O corpo muscular desce levemente inclinado para dentro, para se unir aos outros músculos do quadríceps através de um tendão único. Quase todo o seu corpo muscular é visível na face anterior da coxa, sendo somente sua parte superior, encoberta pelo músculo sartório. A respeito do músculo reto femoral analise as afirmativas e assinale a alternativa correta:
I - O músculo reto femoral tem sua origem na espinha ilíaca ântero-inferior. II - O músculo reto femoral tem a ação de extensão do joelho e flexão do quadril. III - O músculo reto femoral tem sua inserção na patela e, através do ligamento colateral lateral, na tuberosidade anterior da fíbula. IV - O músculo reto femoral tem a ação de extensão do quadril.

O músculo esquelético não contém apenas um grupo homogêneo de fibras com propriedades metabólicas e contráteis semelhantes. Em vez disso, contém dois tipos principais de fibras, os quais diferem nos mecanismos primários que utilizam para produzir ATP (adenosina trifosfato), no tipo de ativação dos neurônios motores e no tipo de cadeia pesada de miosina expressada. As proporções de cada tipo de fibra muscular variam de um músculo para outro e de uma pessoa para outra. As fibras de contração lenta (tipo I) geram energia para a ressíntese do ATP predominantemente pelo sistema aeróbio de transferência de energia, suas características diferenciais incluem: McARDLE, W. D. Fisiologia do exercício: nutrição, energia e desempenho humano. RJ: Guanabara Koogan, 2016.
I. Baixa atividade de miosina ATPase.
II. Capacidade de manipulação do cálcio e velocidade de encurtamento lentas.
III. Capacidade glicolítica menos bem-desenvolvida que as fibras de contração rápida.
IV. Mitocôndrias grandes e numerosas.
V. Alta taxa de renovação (turnover) das pontes cruzadas.
É correto o que se afirma em:

As articulações são classificadas estruturalmente, com base nas características anatômicas, e funcionais de acordo com o tipo de movimento que possibilitam. A classificação estrutural das articulações é baseada na existência ou não de espaço entre os ossos integrantes da articulação, chamado de cavidade articular; e do tipo de tecido conjuntivo que une os ossos. Do ponto de vista estrutural, as articulações são classificadas como: TORTORA, G. J. Princípios de anatomia e fisiologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.
I. Articulações fibrosas: não há cavidade articular e os ossos são mantidos unidos por tecido conjuntivo denso não modelado e rico em fibras de colágeno.
II. Articulações cartilagíneas: não há cavidade articular e os ossos são mantidos juntos por cartilagem.
III. Articulações sinoviais: os ossos que formam a articulação apresentam cavidade articular e são unidos pelo tecido conjuntivo denso não modelado de uma cápsula articular e, muitas vezes, por ligamentos acessórios.
É correto o que se afirma em: 

Situação geralmente resultante de um esforço excessivo que envolvem o estiramento e a ruptura de fibras musculares. Ocorre quando os músculos são forçados além de seu alcance normal ou quando músculos frios ou tensos são exercitados subitamente. Marcado por edema rápido, dor extrema e perda de função do músculo lesado, caracterizada como: KEITH, J. K et al. Primeiros socorros para estudantes. Barueri, SP: Manole, 2013.

O nome da maioria dos músculos esqueléticos consiste em combinações das raízes das palavras de suas características distintas. É possível aprender os nomes dos músculos lembrando-se dos termos que se referem às suas características, como o padrão dos fascículos musculares, o tamanho, a forma, a ação, o número de origens, a localização e os locais de origem e inserção. Em se tratando da ação principal do músculo: TORTORA, G. J. Princípios de anatomia e fisiologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.
I. Tensor: enrijece uma parte do corpo, exemplo tensor da fáscia lata.
II. Abdutor: movimenta o osso para perto da linha média, exemplo adutor longo.
III. Extensor: aumenta o ângulo articular, exemplo extensor ulnar do carpo.
IV. Abaixador: abaixa ou deprime uma parte do corpo, exemplo abaixador do lábio inferior.
V. Pronador: vira a palma da mão posteriormente, exemplo pronador redondo.
É correto o que se afirma em: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis