Questões de Educação Física do ano 2009

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Listagem de Questões de Educação Física do ano 2009

Segundo Gomes de Matos e Garcia Neira, uma pessoa, ao terminar o ensino médio, que é associado à sua adolescência, deveria ter competência para

participar de diferentes manifestações da cultura do movimento, reconhecendo e valorizando as diferenças de desempenho, linguagem e expressividade.

Quanto ao lazer como elemento integrante da cultura humana, julgue os próximos itens.

Lazer e tempo livre podem ser considerados períodos interdependentes. Os indivíduos podem, nesse tempo, exercitar aspirações diversas, e até opostas das que vivem no trabalho ou na família. As atividades de lazer são, pois, desinteressadas, liberatórias, de escolha pessoal e de busca de algum prazer.

Quanto ao lazer como elemento integrante da cultura humana, julgue os próximos itens.

Segundo Joffre Dumazedier, criador da sociologia do lazer, as atividades de lazer são classificadas em físicas, manuais e de turismo, sendo que as atividades de trabalho nunca podem ser classificadas como de lazer.

Quanto ao lazer como elemento integrante da cultura humana, julgue os próximos itens.

Nos últimos 10 anos, no Brasil, houve a implantação de um conjunto de políticas públicas em lazer para a população, tanto em nível estadual quanto federal, que conseguiu conscientizar as pessoas, principalmente dos grandes centros urbanos, do papel social do lazer, fazendo-as participar mais de atividades desse tipo.

A II Conferência Nacional do Esporte foi realizada em Brasília, entre 4 e 7/5/2006. Construindo o sistema nacional de esporte e lazer (SNEL) foi o tema central dessa edição, baseada no fato de que o sistema é considerado necessário para unificar a ação de desenvolvimento do esporte e do lazer em todo o território nacional. O objetivo foi o de consolidar o esporte e o lazer como direitos sociais e dar continuidade às conquistas da primeira edição da conferência, realizada em junho de 2004, que teve como resultados os referenciais para uma nova política nacional do esporte, com ênfase na inclusão social, além da resolução de criação do SNEL.

Tendo como base as resoluções da II Conferência Nacional do Esporte, julgue os itens de 75 a 78.

As propostas aprovadas na plenária final definiram os três eixos norteadores do SNEL: 1 – estrutura: organização, agentes, competências; 2 – recursos humanos e formação; 3 – financiamento.

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