Questões de Educação Física do ano 2006

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Educação Física do ano 2006

Paulo Freire caracteriza os três níveis de consciência como intransitiva, transitiva ingênua e transitiva crítica. Medina (1983) considera que a Educação Física convencional é determinada pelos limites da consciência intransitiva. A concepção modernizadora relaciona-se com a consciência transitiva ingênua. A terceira e última perspectiva é concebida por aqueles que alcançaram a consciência transitiva crítica e denomina-se Educação Física:

Kunz (1994) defende o ensino crítico, pois é a partir dele que os alunos passam a compreender a estrutura autoritária dos processos institucionalizados da sociedade, os mesmos que formam falsas convicções, interesses e desejos. Assim, a tarefa da Educação Física crítica é promover condições para que essas estruturas autoritárias sejam suspensas e o ensino encaminhado para uma emancipação, possibilitada pelo uso da linguagem, que tem papel importante:

Eleger a cidadania como eixo norteador significa entender que a Educação Física na escola é componente curricular que deve contribuir para a formação de alunos que sejam capazes, além de outros objetivos, de participar de atividades corporais adotando atitudes:

Enfatizar o lúdico, ao propor as vivências dos conteúdos culturais, físicos e esportivos para suas possíveis manifestações nos momentos de lazer. Demonstrar que o lazer está também na atitude das pessoas, não dependendo somente de fatores como acesso a equipamentos específicos e recursos financeiros para seu usufruto. Não pode ser esquecida a estreita relação entre o lazer e:

Na década de 80, a educação sexual ganhou ênfase e passou a ser mais discutida, talvez em função do avanço da Aids e do aumento do número de adolescentes grávidas. Mas a verdadeira implementação desse tema, superando o simples conhecimento do funcionamento do aparelho reprodutor humano, encontra-se distante, provavelmente devido às dificuldades encontradas ao se abordarem questões que envolvam valores, crenças e opiniões. A Educação Física se aproxima desse tema a partir do momento em que privilegia o uso do corpo, ou a construção de uma cultura corporal cujos valores sobre beleza, estética corporal e gestual aparecem freqüentemente, assim como as questões de gênero. A sexualidade torna-se um assunto de grande importância quando enfoca não apenas a reprodução humana, mas também a busca do prazer. A discussão deve estender-se além da dimensão biológica, perpassando também pelas dimensões:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis